Por que devemos falar só a verdade?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Dizer a verdade, embora seja considerada uma virtude, também é considerado um hábito de vida saudável. Cientificamente comprovado, quando somos sinceros com nós mesmos e com as pessoas ao nosso redor, proporcionamos um bem-estar físico e mental.

Dizer a verdade: 5 segredos para evitar machucar os outros

  1. Expressar-se construtivamente ao dizer a verdade. Em primeiro lugar, é importante examinar quais são nossas intenções no momento de dizer a verdade . ...
  2. Estar disposto a ouvir. ...
  3. Não pensar pelos outros. ...
  4. Ser claro e direto. ...
  5. Planejar um propósito.

Ser verdadeiro é nunca omitir os fatos, mas sim dizer a verdade mesmo que a verdade doa. Melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. CURY, A.

Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada.

E a sua dor é a sua autopunição.

– Mentir é algo que faz as interações sociais ocorrerem de maneira mais suave. E, se você sempre conta a verdade, vai ficar em desvantagem. Quando somos totalmente honestos, nos tornamos não muito agradáveis. Queremos ouvir mentiras de outras pessoas.

A importância da verdade na sociedade em geral é indispensável para se manter um Estado sobre todo o seu aspecto. os Os fatos de uma opinião pública e a vontade de se fazer justiça deve ser pautada devem ser pautadas em prova sólida.

Significado de Verídico
adjetivo Que fala ou demonstra a verdade; que está em conformidade com os fatos ou com a realidade: depoimento verídico. Que é constituído pela verdade; autêntico, verdadeiro: fato verídico.

  1. Basear-se em fatos;
  2. Apresentar soluções, ao invés de relatar problemas;
  3. Evitar triangulação na comunicação, ou falar de um terceiro que não esteja presente na reunião;
  4. Estimular o debate colocando hipóteses para as verdades em questão;
  5. Focar em resultados.

Rangel alerta que, na maioria dos casos, as pessoas nem têm consciência de que não estão de fato ouvindo.
...
Aprendendo a ouvir mais

  1. Seja Humilde. ...
  2. Reconheça a necessidade. ...
  3. Enxergue os ganhos. ...
  4. Treine. ...
  5. Avalie resultados. ...
  6. Repita o processo. ...
  7. Comemore.

Quem ama fala a verdade! Quem não, esconde e finge que está tudo ok! Ou não toca no assunto para não espantar ninguém ou afastar!

O que é Omitir:
Omitir um fato pode ser um ato propositado ou não. Não é o mesmo que mentir. Mentir é dar uma informação falsa, é dizer o que não é verdade, é enganar ou não cumprir com o prometido.

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009. (2009).

Em latim, a verdade (veritas) é aquilo que pode ser demonstrado com precisão, referindo-se ao rigor e a exatidão. Assim, a verdade depende da veracidade, da memória e dos detalhes. Em hebraico, a verdade (emunah) significa confiança, é a esperança de que aquilo que é será revelado, irá aparecer por intervenção divina.

A origem da palavra verdade possui três fontes distintas: do grego (aletheia), do latim (veritas) e do hebráico (emunah): “Aletheia se refere ao que as coisas são; veritas se refere aos fatos que foram; emunah se refere às ações e as coisas que serão.

A verdade não dá explicações, mas faz-se sentir por meio de nossas sensações. É captada pela intuição e se revela na existência para aqueles que amplificam sua percepção. Tudo é expressão da verdade, mas para ser percebida requer nossa atenção e observação.

Na concepção grega, a verdade é alétheia, que significa o não oculto, o não, dissimulado e, como tal verdadeiro, é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito, é a manifestação do que é ou existe tal como é.

Esta frase é famosa e popular mas é mentira! Quando falamos a verdade muitas vezes somos tidos como pessoas metidas que querem ser melhores do que os outros.

A verdade relativa nada mais é do que aquela verdade que é relativa a algo. Ou seja, algo só pode ser tomado como verdade em determinadas condições bem estabelecidas que possibilitam a existência daquilo que é verdade.

Lucius Annaeus Sêneca, mais conhecido como Sêneca, famoso filósofo estoico dizia a seguinte frase: "É preciso dizer a verdade apenas a quem está disposto a ouvi-la". De fato, principalmente na nossa cultura, quando alguém nos falam a verdade ou aquilo que precisa ser dito há sempre um incômodo e um descontentamento.

A prática pode ainda provocar dificuldades nos relacionamentos interpessoais, problemas no trabalho, no relacionamento amoroso, uma vez que o indivíduo que tem o hábito de mentir insere isso em todos os contextos da vida.