Quem foi o pregador de Eclesiastes?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Salomão, tradicionalmente tido como o autor de Eclesiastes.

O autor de Eclesiastes era um descendente do rei Davi (Ec 1:1). O autor de Eclesiastes alega ter sido rei sobre Israel em Jerusalém (Ec 1:12). O autor de Eclesiastes era muito sábio (Ec 1:16).

Embora o livro de Eclesiastes não identifique diretamente o seu autor, a forte tradição se baseia em alguns versículos que dão a entender que Salomão e dá crédito a ele como o pregador que escreveu este livro: “Palavra do pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém: Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de ...

Shead (1997, p. 117-139) afirma que o epílogo é chave interpretativa do livro. Dillard e Longman III (2005, p. 243) concordam com ele ao afirmar que: “Para entender Eclesiastes, portanto, é necessária a leitura muito atenta do epílogo”.

É muito importante procurar o tempo de Deus para nossas vidas. Ele sabe o que é melhor para nós. Esperar o tempo de Deus é aprender a ter paciência, domínio próprio e equilíbrio. Mas há uma coisa, amados, que vocês não devem esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos são como um dia.

“Quem fica esperando que o tempo mude e que o tempo fique bom, nunca plantará, nem colherá nada”. (Eclesiastes 11:4). “Se você esperar que tudo fique normal, jamais fará qualquer coisa”. (Eclesiastes 11:4; tradução A Bíblia Viva.)

Salomão na velhice disse assim: “Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol? Uma geração vai-se, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre. O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce.” (Eclesiastes 1:3-5).

A declaração bíblica “vaidade de vaidade, tudo é vaidadesignifica o caráter transitório, e em certo aspecto, inútil e vão, das realizações humanas nesta terra. Foi o rei Salomão quem escreveu que tudo é vaidade em sua contemplação da vida humana (Eclesiastes 1:2; 12:8).

Nossa conclusão é que a redação do livro de Qohélet aconteceu por volta do ano 250 a.C., sua autoria não pode ter sido de Salomão, mas de alguém que viveu no norte da palestina, na fronteira linguística com aramaico.

O livro tem uma tônica só: mostrar a futilidade da vida sem Deus,repetindo diversas vezes: “tudo é vaidade… debaixo do sol”. A palavra”vaidade” ocorre 35 vezes em 29 versos.

Em algumas tradições cristãs, como O livro da sabedoria de Jesus ben Sirac. Na tradição católica, mais comum no Brasil, Eclesiástico, nome que provém do latim e atesta o seu uso e popularidade: ecclesia significa igreja, ou seja, o texto era usado na Igreja, durante as missas e liturgias.

A pessoa que escreveu Eclesiastes mostrou grande interesse pela sabedoria e dedicou muito tempo a procurá-la. Além disso, escreveu e colecionou muitos provérbios, adquirindo muito conhecimento (Eclesiastes 12:9-10). Salomão era famoso por sua sabedoria, seu conhecimento e seus provérbios (1 Reis 4:30-33).

Eclesiastes 7. A sabedoria dá vida ao seu possuidor — Todos os homens são pecadores — Deus fez o homem reto. 1 Melhor é a boa fama do que o melhor unguento; e o dia da morte, do que o dia do nascimento de alguém.

Os temas de Eclesiastes são a dor e a frustração engendradas pela observação e meditação sobre as distorções e desigualdades do mundo, a utilidade dos atos humanos e as limitações da sabedoria e da retidão.

A vida debaixo do sol, a rotina do dia a dia, só tem sentido em Cristo. Por mais rotineira que seja ou por mais aventureira que seja a vida, o proposito dela está em Cristo e em seu Reino. Nunca encontraremos o sentido da vida em nós mesmo ou em nossas realizações pessoais.

Em primeira instância, a expressão “debaixo do sol” denota aquilo em que podemos ver sobre nosso horizonte. O que está além do sol, isso não vemos; é mistério. Portanto, estar “debaixo do sol” significa estar na dimensão da vida, daquilo que é tangível.

1- Tempo Humano de abraçar e de afastar
- Abraçar no tempo humano: o abraço é uma forma de colocar o coração junto ao coração do outro (Provérbios 27.17). - Afastar no tempo humano: quem não abraça não, fica frio, sem sentir o calor do próximo.

Eclesiastes 3.1. Pessoas sábias compreendem que a vida é composta por períodos, ocasiões, e, além disso, elas sabem que e necessário se respeitar tais intervalos de forma saudável e produtiva de acordo com que estes momentos se apresentam a nós.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.