Por que estudar robótica no ensino básico?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Indução a uma melhor escrita: o ensino de robótica auxilia e melhora o aprendizado de matérias de ciências humanas, além de potenciar a escrita, uma vez que o aluno aprende a organizar melhor suas ideias e pensamentos, conseguindo estruturar com mais facilidade o texto a ser escrito (ANDRIOLA, 2021.

Além de desenvolver conhecimentos e habilidades relacionadas à tecnologia e ciência, a robótica contribui com a aprendizagem em outros aspectos. O raciocínio lógico é um deles. Afinal, os pequenos são estimulados a analisar e solucionar problemas. Com isso, a criatividade também é aprimorada.

Imaginação, planejamento, coordenação motora, trabalho em equipe, disciplina e paciência são algumas das habilidades desenvolvidas pelos alunos de robótica”, complementa André.

Começar simples é essencial para o ensino de robótica. Permita que os alunos criem os seus protótipos, que podem ser robôs, carrinhos, semáforos e tudo o que a imaginação permitir — exercendo desta maneira, o pensamento científico, aliado à inventividade e à criatividade.

Como já mencionamos, a robótica permite desenvolver sistemas produtivos que reduzem a quase zero o número de erros e perdas de recursos. Com isso, há uma otimização do trabalho industrial e a possibilidade de trabalhar com o máximo do seu potencial.

pontos positivos - aumento da capacidade produtiva; agilidade e rapidez na fabricação e menos custos com funcionários (direitos trabalhistas). pontos negativos - ausência da mão-de-obra humana; aumento do desemprego (que é causado pela substituição) e menos relações interpessoais.

A robótica permite a execução das tarefas mecânicas de forma precisa. Também é possível programar o ritmo de acordo com a necessidade da produção. Afinal, uma maior quantidade de peças no menor tempo possível gera lucros para o projeto.

A Robótica Educacional é uma metodologia de ensino que tem como objetivo estimular o aluno a investigar e materializar os conceitos aprendidos no conteúdo curricular. O objetivo desta, não é que o aluno saiba apenas repetir, mas que o aluno aprenda por si próprio.

Alguns dos itens vistos no desenho futurista, já fazem parte da nossa realidade, como os tablets, esteiras rolantes, televisões de tela plana, relógios inteligentes, chamadas de vídeo, assistentes pessoais (Siri, Google e Alexa) e, ainda que parcialmente, o robô que tira a poeira do chão.

Em cada um dos encontros há o objetivo de estimular as crianças a pensarem com o aparato de robótica, ou a pensarem sobre como ele funciona, ou seja, oferecer objetos concretos que estimulem as crianças a pensarem sobre o pensar e, dessa forma, testar hipóteses através da exteriorização das mesmas.

Quais as suas vantagens? A infância é considerada uma das idades mais propícias para se aprender robótica e desenvolver outros estudos ligados à programação. Isso tem um reflexo benéfico no dia a dia da criança.

A robótica reúne três elementos: mecânica, eletrônica e programação.

Robôs contornam a escassez de habilidades, aumentam a capacidade produtiva e a qualidade, possibilitam a criação de novos produtos mais sofisticados e geram empregos melhores para pessoas.

As vantagens e desvantagens da inteligência artificial

  • Vantagens da inteligência artificial. ...
  • Redução de falhas. ...
  • Otimização de processos. ...
  • Auxilia na tomada de decisão nas empresas. ...
  • Desvantagens da inteligência artificial. ...
  • Ética. ...
  • Riscos de gerar o aumento de desemprego.

Isso ocorre na década de 1950. Joseph F. Engelberger, engenheiro e empresário considerado o "pai da robótica”, foi o primeiro a construir tal robô, chamado Unimate.

Vivemos um tempo em que os robôs podem limpar nossas casas, dirigir nossos veículos, desativar bombas, oferecer próteses de membros, ajudar em procedimentos cirúrgicos, fabricar produtos, entreter, ensinar e surpreender.

Continuar lendo Onde estudar robótica?