Por que falamos disponha?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Disponha é uma forma de se responder a alguém que nos agradece. Quer dizer que se está à disposição para quando a pessoa precisar. Seria o mesmo que falar que você está "às ordens", mesmo que seja apenas por educação.

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.]

Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento. Exemplo com não há de quê: — Obrigado! — Não há de quê!

Disponha é uma forma de se responder a alguém que nos agradece. Quer dizer que se está à disposição para quando a pessoa precisar. Seria o mesmo que falar que você está "às ordens", mesmo que seja apenas por educação.

Deixar à disposição (de outrem).

Diz-se quando alguém lhe agradece por algo: "Muito obrigado por ter me ajudado" -> "Imagina! Não foi nada". Lembrando que o obrigado original selaria um pacto de obrigação de retribuir, e esse imagina é mais uma forma de deixar pra lá. É muito frequente (embora recente) em Brasília.

OK ou Okay (em inglês) é uma expressão utilizada quando algo está bem, correto ou que foi compreendido. É dito no sentido de afirmação ou aceitação de algo.

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, eu que agradeço, obrigada eu, obrigado a você, nada, por nada, que nada, disponha, às ordens, imagina.

Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação". Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.

“De nada” ou “por nada”
Devido à explicação da expressão, alguns autores defendem que a resposta mais adequada a um agradecimento seria por nada, como se para dizer que a pessoa não está “obrigada por nada” a retribuir o favor.

Retribuir um gesto ou atitude: 2 retribuir, recompensar, compensar, pagar, corresponder, responder, remunerar, satisfazer.

A Bíblia diz que devemos ser gratos em todas as ocasiões, porque essa é a vontade de Deus (1 Tessalonicenses 5:18). A gratidão é uma forma de louvar a Deus e um sinal de uma vida transformada por Jesus. Quem é grato é mais feliz. A gratidão ajuda a valorizar as bênçãos que temos, encontrando mais alegria nelas.

Possuir o domínio sobre alguém ou alguma coisa; dominar, mandar: não conseguia dispor de seus desejos. Utilizar a ajuda de: dispunha de televisores; dispõe de assessores. Conseguir se utilizar de; utilizar-se: disponha do trabalho sempre que puder; disponha deste carro para trabalhar.

disponha {interjeição}
anytime {interj.}

Disponha é um termo utilizado para responder a um agradecimento, como forma de se manter à disposição, ou seja, sempre disponível para outra eventualidade na qual se pode ajudar esta mesma pessoa.

As duas formas disponha e dispunha estão corretas, contudo seus significados são diferentes. Ou seja, ambas as palavras estão corretas e são formas verbais do verbo dispor mas empregues em diferentes pessoas gramaticais/tempos verbais.

Colocar-se à disposição: 4 predispor-se, oferecer-se, apresentar-se, voluntariar-se, consagrar-se, devotar-se, dedicar-se, entregar-se, sujeitar-se, resignar-se, aceitar. Exemplo: Tenho a certeza de que ele se vai dispor ao que for preciso.

Magina não existe, as pessoas estão abreviando a palavra na oralidade, mas o correto é imagine ou imagina, usada como resposta a algum agradecimento. Imagine, não foi nada! Imagina, não precisava!

1 criar, fantasiar, sonhar, idealizar, conceber.

O sentido de "não há de quê" é igual ao de "não há por que (agradecer)", ou "não há motivo (para agradecer)" (ver também Dicionário Aulete).