Por que falamos avós?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

“Avós” é neste caso, por incrível que pareça, o plural de avô e não de avó. Isso se explica por um fenômeno chamado tecnicamente metafonia, o mesmo que ocorre em ovo/ovos, osso/ossos, fogo/fogos.

Em português, temos três plurais de «avô». Temos o plural masculino «os avós» (todos os avós); temos outro plural masculino «os avôs» (só os avós do sexo masculino); e ainda o plural feminino «as avós» (só as avós).

Assim, para designar o plural dos indivíduos de ambos os sexos, manteve-se a forma avós. Para o plural feminino, manteve-se, como seria lógico, a forma avós.

Amós (aquele que ajuda a carregar o fardo ou nome que em hebraico significa "levar" e que parece ser uma forma abreviada da expressão Amosiá, que significa Deus levou) foi um Profeta do Antigo Testamento, autor do Livro de Amós.

Quando temos frações cujo denominador é abaixo de 10, usamos os algarismos ordinais para a leitura, como um meio em 1/2, dois terços em 2/3, três sétimos em 3/7 e assim por diante. Mas quando o denominador é maior do que dez, passamos a usar “avos”.

Os avós são um elo importante para a história da família, compartilhando lembranças e momentos com a nova geração. Essa convivência ajuda a criar a identidade familiar e uma sensação de pertencimento, sentimento importante para o desenvolvimento emocional da criançada.

Avó, bisavó, trisavó e tetravó
bisavô: pai do avô ou da avó. trisavó: mãe do bisavô ou da bisavó. trisavô: pai do bisavô ou da bisavó. tetravó ou tataravó: mãe do trisavô ou da trisavó.

Sinônimo de avó

  1. vovó, progenitora, . Anciã:
  2. anciã, idosa, velha. No plural:
  3. ancestrais, antecedentes, antecessores, antepassados, ascendentes, avoengos, predecessores.

Isso se explica por um fenômeno chamado tecnicamente metafonia, o mesmo que ocorre em ovo/ovos, osso/ossos, fogo/fogos. A vogal final de avô (do latim vulgar aviolus, “avozinho”) tornou-se fechada na passagem para o português, mas no plural e no feminino (de aviola, “avozinha”) manteve-se aberta.

Qual a origem do dia dos avós? A escolha de 26 de Julho para celebrar o dia dos avós possui origem bíblica. A data foi instituída pelo Papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim.

Pai do pai ou da mãe (ex.: avô materno; avô paterno; um dos avôs nasceu nos Açores). Feminino: avó. Plural: avôs.

A irmã do avô ou da avó, com relação aos netos destes. Plural: tias-avós. Plural: tias-avós. Confrontar: tios-avós.

Avó, com acento agudo, se refere à mãe do pai ou da mãe. Avô, com acento circunflexo, se refere ao pai do pai ou da mãe. Essas duas palavras indicam também um ancião, um velho, um idoso.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Femininovovôvovôs

Chamados de Joaquim e Ana", afirma o historiador.

"Os netos são o que de melhor existe!". A Bíblia concorda com essa expressão quando diz: " Coroa dos velhos são os filhos dos filhos." Você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu.

"Apenas tenham cuidado! Tenham muito cuidado para que vocês nunca se esqueçam das coisas que os seus olhos viram; conservem-nas por toda a sua vida na memória. Contem-nas a seus filhos e a seus netos.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, são formas carinhosas de nomear a avó e o avô, também comumente chamados de vó e vô. Vovó, com acento agudo, indica uma pessoa do sexo feminino. Vovô, com acento circunflexo, indica uma pessoa do sexo masculino.

Mas será que os avós "estragam" os netos? Segundo a psicóloga e comentarista da Rádio CBN Vitória Adriana Müller a resposta é simples: sim. Ainda de acordo com a especialista, não há mal nenhum agir assim, uma vez que educar e vigiar o comportamento dos filhos são obrigações dos pais.

A avosidade, definida como laço de parentesco, está intimamente ligada às funções materna e paterna, das quais, entretanto, se diferencia, exercendo papel determinante na formação do sujeito.

Cada ser humano tem dois pais, quatro avós, oito bisavós, 16 trisavós, 32 tetravós etc. O número de antepassados cresce exponencialmente, de maneira muito rápida.