Qual era o Deus que protegia Heitor?

Perguntado por: agentil6 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Este antagonismo ficou representado para além do âmbito mortal, pois, da mesma forma que Heitor equiparava-se a Aquiles, as divindades protetoras dos dois - Apolo e Atena - se opunham intensamente no âmbito olímpico durante todo o cerco a Tróia. Atena buscava destruir Tróia, enquanto Apolo a protegia.

Enlouquecido de ira, Aquiles matou Heitor, desonrou o seu corpo e, durante doze dias, arrastou o cadáver mutilado no seu carro, dando voltas e mais voltas em torno da tumba de Pátroclo.

Após a morte de Heitor, assassinado por Aquiles, foi ao acampamento dele para resgatar o corpo, ganhando assim a admiração de Aquiles.

A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.

Heitor era filho de Príamo, rei de Troia, e de Hécuba, e marido de Andrómaca, de quem teve um filho, Astíanax. O príncipe Heitor era o comandante das tropas de Troia na guerra contra os Gregos. Foi autor de feitos notáveis durante o cerco de Troia e era o terror dos seus inimigos.

Significa conservador guardador e indica uma pessoa que, apesar de ter um caráter avesso a mudanças e novidades, apresenta notável propensão para levar uma vida de aventuras.

Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não […] Essa é uma matéria fechada para assinantes.

Ele foi morto por Heitor, príncipe de Troia. Aquiles decidiu voltar para a guerra e vingar a morte do amigo. Ele venceu o duelo travado contra Heitor. Mesmo com essa importante vitória, os gregos não conseguiram invadir Troia.

O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra. Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Troia.

A sua força, coragem e eficiência na guerra foram enormes: nos poemas épicos de Homero, Heitor é responsável pela morte de 28 heróis Gregos; nem Aquiles obtém um número tão grande (24 heróis Troianos caídos a seus pés).

Traços gerais da personalidade nome Heitor
Comunicativo, alegre, otimista e extrovertido, tem um temperamento falador e espirituoso o que granjeia a simpática, o reconhecimento e o bom relacionamento social.

Heitor e Andrómaca tiveram um filho, Astianacte ou Astianax, que foi assassinado por Pirro ou Neoptolemo, filho de Aquiles, quando Troia caiu.

Heitor, a esperança dos troianos, foi morto por Aquiles que há doze dias brutaliza o seu cadáver para vingar a morte do amado Patroclus, e já o teria dilacerado não fossem as intervenções de Apolo. Instados por ele, os deuses deliberam pela restituição do corpo para que se cumpram os sacrifícios funerais.

É o responsável por raptar Helena, esposa de Menelau, que governava a cidade grega de Esparta, dando início à Guerra de Troia, que duraria dez anos, e quem derrota Aquiles, porém, acaba sendo gravemente ferido por Filoctetes e vem a falecer.

Segundo Píndaro e os tragediógrafos, Agamemnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho. Clitemnestra também matou Cassandra. A sua cólera face ao sacrifício de Ifigénia, e os seus ciúmes de Cassandra são apontados como os motivos do seu crime.

Na segunda versão, não muito diferente da primeira, conta-se que Tétis banhava Aquiles nas águas sagradas do rio Estige, segurando-o apenas pelos calcanhares. Então, Peleu o que pegou e fugiu para bem longe. As duas versões têm algo em comum, pois Aquiles tornou-se um imortal muito poderoso, quase invulnerável.

No décimo ano da guerra de Tróia, Páris, ou Apolo com as feições de Páris, matou Aquiles cravando-lhe uma seta no calcanhar. Segundo outra versão, Aquiles foi morto traiçoeiramente por Páris no momento em que ia se casar.