Por que João Batista teve que morrer?

Perguntado por: nmoraes . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

João foi preso por Herodes ao denunciar sua infidelidade. Pouco tempo depois, morreu de forma trágica, ao ter sua cabeça cortada e servida em uma bandeja a pedido de Salomé, filha do rei”, afirma Romão. E foi somente depois da morte de João Batista que Jesus Cristo passou a pregar publicamente.

Deslumbrado, Herodes, então, prometeu-lhe o que desejasse. Após consultar a mãe, Salomé solicitou a cabeça de João. O Rei não queria matá-lo, mas como voltar atrás na promessa feita ante tantos convidados? Assim, João foi decapitado e sua cabeça entregue numa bandeja.

No evangelho de hoje, de João 1,19-28, sobressai a figura de João Batista. Segundo a profecia de Isaías, João se retirou para o deserto da Judeia e com sua pregação convidou o povo a se converter para se preparar para a iminente vinda do Messias.

A Bíblia, porém, deixa claro que João Batista comia mesmo eram os INSETOS que conhecemos pelo nome de GAFANHOTO, o que é uma boa tradução para a palavra grega “AKRIDIÀ'.

De acordo com as escrituras, várias passagens do evangelho indicam João Batista como precursor do Messias, pois foi ele quem batizou o povo com água para arrependimento, a fim de preparar o caminho para a chegada de Jesus, que batizaria o povo com Espírito Santo e com Fogo.

Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.

O poder do amor é maior e mais misterioso que o da morte, diz, mas ela só sabe do segundo. A luz da lua pousa sobre Salomé e Herodes, ainda horrorizado, ordena que seus soldados a matem. Eles se lançam sobre ela e a matam sob seus escudos.

Introdução. Após saber sobre a morte de João Batista, Jesus quis ficar só, mas foi seguido por uma multidão. Ele teve compaixão dessas pessoas e curou e alimentou milagrosamente mais de 5 mil delas. Naquela noite, Jesus andou sobre o mar até o barco onde os discípulos estavam.

A voz de Deus é condutora, assertiva e nunca nos direciona para injustiças, desobediências, fracassos ou desilusões. Quando Deus conduz pessoas interessadas em ouvir suas orientações e seguir seus conselhos, raramente ou quase nunca, consequências desabonadoras acontecem.

João ensinou os princípios básicos do evangelho de Jesus Cristo. Ensinou as pessoas a respeito de justiça, misericórdia, honestidade, moralidade, jejum, oração, arrependimento e confissão dos pecados, batismo por imersão, ressurreição e o Juízo Final (ver Mateus 3; Lucas 3).

Por isso ao dizerem “raça de víboras”, João Batista e Jesus estavam literalmente dizendo que aquelas pessoas pertenciam a uma “geração de serpentes”. Portanto, aqueles que se orgulhavam de sua descendência abraâmica eram, na verdade, descendentes de víboras.

João Batista foi a voz enviada para preparar o caminho para o Messias esperado. João Batista foi a voz enviada para preparar o caminho para o Messias esperado, anunciando os sinais do amor que revelam a presença do Verbo encarnado entre nós.

Olá Nilza do Rio de Janeiro - RJ! Pelos conhecimentos que a Bíblia nos fornece, os gafanhotos não eram insetos estranhos as populações de Israel. A Bíblia cita ele, até mesmo como pragas as plantações inúmeras vezes. Assim podemos dizer que João Batista no deserto, para sobreviver se alimentou com eles.

Segundo relatado em Atos dos Apóstolos (Atos 9:36-42), ela morreu e foi ressuscitada pelo apóstolo Pedro, estando listada entre os Setenta Discípulos, os primeiros setenta seguidores dos ensinamentos de Jesus.

O episódio desta quarta-feira conta a história de Débora (Leticia Pedro). Filha de Jairo (Floriano Peixoto), chefe da Sinagoga de Cafarnaum, Débora tem em seu pai a figura de um herói. Sempre muito amoroso com a filha, Jairo é o oposto diante da sociedade.

Um dia, Jairo, um dos dirigentes de uma sinagoga, caiu de joelhos aos pés de Jesus. Jairo disse que sua filha de 12 anos estava muito doente. Ele implorou a Jesus que fosse com ele e a abençoasse. Ele acreditava que Jesus poderia fazer com que ela melhorasse.

Tendo repreendido o rei Herodes por sua conduta pecadora, ao se casar com a esposa de seu irmão, João foi preso. Porém, o rei tinha medo dele e o protegia.

Poucos dias antes, Jesus havia dito: “Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista” (Mt 11.11). Jesus foi atingido em cheio por esta violência cometida contra João e precisou estar a sós com Deus para orar. Daí a pequena viagem de barco atrás de algum descampado do outro lado do lago.

Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração”. O Presidente Packer ensinou também: “Recebe-se mais facilmente inspiração em lugares tranquilos.

Saiba que o Espírito pode falar com você todos os dias.
Algo que pode nos ajudar a reconhecer Sua voz todos os dias é fazer uma lista de coisas boas que aconteceram ou que nos sentimos inspirados a fazer ou dizer.

"Seu assunto constante era: "Abandonem os seus pecados, voltem-se para Deus, porque o reino dos céus está para chegar logo".