O que João Batista dizia na sua pregação?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

João anunciava que a chegada do Messias estava próxima e pedia a adesão do povo, selando-a com o batismo. As autoridades mandam investigar se João pretendia ser ele o Messias, mas João nega. Segundo Mateus, João dizia: “Converta-se, porque o Reino do Céu está próximo”.

No evangelho de hoje, de João 1,19-28, sobressai a figura de João Batista. Segundo a profecia de Isaías, João se retirou para o deserto da Judeia e com sua pregação convidou o povo a se converter para se preparar para a iminente vinda do Messias.

Sua missão específica consiste em anunciar o que virá depois dele, sem nenhuma ressalva, o Messias. Nas margens do Jordão ministrando um batismo de penitência para remissão dos pecados, João podia tão somente preparar: “o batismo com o Espírito Santo”.

João ensinou os princípios básicos do evangelho de Jesus Cristo. Ensinou as pessoas a respeito de justiça, misericórdia, honestidade, moralidade, jejum, oração, arrependimento e confissão dos pecados, batismo por imersão, ressurreição e o Juízo Final (ver Mateus 3; Lucas 3).

A importância de São João Batista
São João Batista é muito importante no Novo Testamento, pois ele foi o precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. João Batista era a voz que gritava no deserto e anunciava a chegada do Salvador. Ele é também o último dos profetas.

26 O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar. 27 Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere, 28 trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe.

A voz de Deus é condutora, assertiva e nunca nos direciona para injustiças, desobediências, fracassos ou desilusões. Quando Deus conduz pessoas interessadas em ouvir suas orientações e seguir seus conselhos, raramente ou quase nunca, consequências desabonadoras acontecem.

Ele era conhecido como João Batista. João Batista ensinava as pessoas a respeito de Jesus Cristo. Ele dizia que deviam se arrepender de seus pecados e ser batizados. João batizava os que se arrependiam de seus pecados.

No caso de João, não foi seu irmão quem profanou o lar do seu melhor amigo, mas o “rei” da Galileia que tomou a mulher de seu irmão Felipe e a desposou. Pois bem, João não sentiu vergonha ao fazê-lo ver o mal que estava fazendo ao roubar a esposa do seu irmão e que consequências isso teria.

Estudar o Evangelho de João pode ajudá-lo a vir a conhecer o Pai Celestial por meio do ministério de Seu Filho, Jesus Cristo. O relato de João ensina que aqueles que vivem de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo podem receber muitas bênçãos, inclusive a vida eterna.

Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

Ele se apresenta não somente como obediente ao Pai do Céu mas modelo para todos os que receberem a sua Palavra e se tornarem filhos de Deus pelo batismo. Diz o evangelho de Marcos 1, 7-11: “João pregava, dizendo: Depois de mim virá alguém mais forte do que eu.

Segundo historiadores, João insatisfeito com a vida em Jerusalém largou tudo e foi morar no deserto da Judéia e se juntou a seita dos essênios. A seita acreditava num messias guerreiro e dizia que o fim do mundo estava próximo. "E João Batista anunciava um messias e pregava a conversão do homem", diz o Padre Eugenio.

João Batista era disciplinado. Ele tinha um caráter firme, decidido, focado. Nada era capaz de distraí-lo da missão que tinha. Como filhos e filhas de Deus, precisamos ser disciplinados: firmes, decididos, focados, inabaláveis como as rochas.