Por que não usar o apud?

Perguntado por: rcruz9 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O apud não cabe nos casos de citações indiretas como essas porque está ligado a uma reprodução integral de uma obra original da qual não temos acesso. Destarte, em todas as vezes que você desejar fazer uso das considerações de um autor e não tem acesso a ele, é o material do qual você tem acesso que deverá ser citado.

O apud significa “citado por”. O termo é usado na seguinte situação: você escolheu um texto, do autor “X”, para compor a bibliografia do seu TCC.

Assim como os demais tipos de citação, o apud possui regras próprias, definidas pelas normas ABNT. Você já sabe, mas não custa repetir: você deve referenciar todas as fontes de pesquisas do seu trabalho. É para isso que servem as citações.

Para quem está escrevendo um TCC ou um trabalho acadêmico, a citação apud aparece como a forma correta de fazer essa referência a materiais raros ou com acesso mais restrito.

ApudCitação de citaçãoCitação indireta fora do texto
O apud também pode ser executado fora do texto. Desta forma, o autor permanece entre parênteses em letras maiúsculas.

Outro fato pouco conhecido: a citação da citação não precisa necessariamente ser de um trecho textual. Imagens, tabelas, diagramas, figuras e quadros também podem ser reproduzidos e citados.

Citação direta: Quando utiliza exatamente as palavras do autor citado, sempre entre “aspas”; Citação indireta: As palavras são próprias mas explicam o conceito de outro autor, integrado ao texto principal; Nota: Ao pé da página, inclui comentário de referência ou fonte para explicar uma palavra ou conceito.

Outro exemplo: o correto é 2.1 e não 2.1., e ainda 2. e não apenas 2); • Colocação de vírgula antes de apud; • Uso de notas de rodapé (não se recomenda).

Citação de citação
Para este caso é citado o sobrenome e ano do autor que se quer citar, porém que não se teve acesso ao trabalho, seguido da palavra apud (que significa citado por, em latim) e do sobrenome do autor do trabalho que está se consultando e que citou o referido trabalho, acompanhado do ano de publicação.

Todas essas expressões são usadas para fazer citações das referências que você usou em seu trabalho acadêmico. Citação é a menção de um autor no corpo do texto. Por sua vez, as referências são os dados dessa obra inseridos na lista final.

Citações de autores e trabalhos diferentes sobre uma mesma ideia, quando mencionados simultaneamente, devem ser apresentados em ordem cronológica e separados por ponto-e-vírgula, se a citação estiver entre parênteses.

Quando a autoria e/ou responsabilidade forem desconhecidas, a indicação da fonte deverá ser feita pela primeira palavra do título seguida de reticências, data de publicação do documento e páginas da citação (no caso de citação direta), separados por vírgula e entre parênteses.

A diferença é que na citação indireta, deve-se citar o último nome do autor do texto e o ano de publicação da obra e o número da página é opcional e raramente usado, as aspas ou o recuo também não são usados.

Neste caso citar, no texto, grafado em letras minúsculas o autor do trabalho não consultado, seguido da expressão - citado por ou apud - e do sobrenome do autor que o citou (grafado em letras maiúsculas), com a respectiva página.

Posso citar artigos, sites e monografias no TCC? A resposta é sim!

Confira o modelo a seguir: SOBRENOME, nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.

O que as diferencia são os tipos de referências no texto que elas fazem. As citações diretas incluem um trecho completo de outro autor, enquanto as indiretas são escritas pelo autor do trabalho baseado em um estudo de outro autor.

Como fazer citação indireta? Na citação indireta, você reescreve o trecho original com suas próprias palavras ao invés de copiá-lo. É como se você resumisse as ideias contidas no trabalho original do seu jeito. Aqui, o número da página é opcional e as aspas não precisam ser usadas.

Para fazer uma citação indireta de acordo com a ABNT é preciso informar o último nome do autor do texto original e o ano de publicação da obra. As aspas e o recuo não são utilizados.