Por que norte-americano tem hífen?

Perguntado por: emodesto6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Escolheu a primeira opção? Acertou. Norte e sul pedem hífen na formação de adjetivos pátrios: norte-americano, norte-coreano, norte-rio-grandense, sul-americano, sul-coreano, sul-vietnamita, sul-asiático, sul-africano. Entre os extremos, fica o meio.

Quanto a Centro-Oeste Brasileiro, só centro-oeste deve receber hifem. A palavra brasileiro está apenas definindo qual cento-oeste (brasileiro, americano, etc.) e deve permanecer sem hifem por ser apenas um adjetivo.

O hífen deixou de ser usado em dois casos: quando a segunda parte da palavra começar com s ou r (contra-regra passou a ser contrarregra), com exceção de quando o prefixo terminar em r (super-resistente), e quando a primeira parte da palavra termina com vogal e a segunda parte começa com vogal (auto-estrada passou a ser ...

O Dicionário Houaiss, um dos mais conceituados do português, coloca os termos como equivalentes: "americano = relativo aos Estados Unidos da América (United States of America) ou o que é seu natural ou habitante; estadunidense, norte-americano, ianque."

O dicionário da Porto Editora, na 5. ª edição, regista o vocábulo americano com o significado de "relativo à América, natural ou habitante da América", sem especificar mais nada, e define norte-americano como o que é «relativo à América do Norte (Canadá, EUA e México)».

“Alto-mar” – parte do mar distante do litoral e de onde não se avista terra – escreve-se com hífen: Veleiro alemão à deriva em alto-mar foi rebocado. Outro exemplo: Eles estavam em alto-mar.

3. Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação. Exemplos: pé de moleque, pé de vento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra. Incluem-se nesse caso os compostos de base oracional.

De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

Segundo o novo Acordo Ortográfico: (i) Usa-se hífen nas palavras compostas que não contêm nenhum elemento de ligação: primeiro-ministro, segunda-feira, abre-latas, para-sol.

O prefixo vice- tem origem latina e exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice-diretor, com hífen.

ALÉM, AQUÉM, BEM, EX, SUPER, PÓS, PRÉ, PRÓ, RECÉM, SEM, SOTA, SOTO, VICE e VIZO sempre exigem hífen. Exemplos: Recém-formado / além-túmulo / super-homem / ex-namorado / vice-diretor.

A razão para as palavras que o consulente apresenta [hífen, hímen e sêmen] terminarem em n é etimológica. Estas palavras entraram tardiamente na língua portuguesa por via erudita, daí não terem sofrido praticamente alterações.

As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.

Arco-íris e a nova ortografia
A nova regra, contudo, mantém o hífen nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos constituintes formam uma unidade com significado próprio, como arco-íris.

O termo "estadunidense" é aceito por vários dicionários como sinônimo de americano ou americano-do-norte.

norte-americano - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularnorte-americanonorte-americana
Pluralnorte-americanosnorte-americanas

Norte-americano é utilizado tanto no Brasil quanto em Portugal para se referir aos cidadãos dos Estados Unidos, em alternativa a americano, assim como norteamericano em espanhol.

Mostrando que na verdade a cultura norte-americana é uma mistura de várias outras (como a maioria de culturas, já não há um país, região, continente 100%) - assim, não há como ser 100% norte-americano.

Resposta. Principalmente pois os nativos americanos são apenas 0,9% da população, ou seja, a maioria é descendente de Europeus e outras raças.

Estadunidense? Independentemente de sua resposta, ela está correta, segundo manuais e dicionários de língua portuguesa.

Palavras compostas sem elementos de ligação
Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva; arco-íris; boa-fé; segunda-feira; mesa-redonda; vaga-lume; joão-ninguém; porta-malas; porta-bandeira; pão-duro; bate-boca.