Por que o caipira puxa or?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Alguns linguistas defendem que a forma caipira de dizer o "erre" veio da influência do tupi no português. A língua dos índios tupinambá teria sido a influência mais óbvia, pois muitos bandeirantes falavam a língua geral, uma mistura de português e tupi.

O "R" caipira do interior de SP, MT, MG, PR e SC deve-se aos indígenas que aqui moravam não conseguiam falar o "R" dos portugueses, não havia o som dessa letra em muitos dos mais de 1200 idiomas da região. Então na tentativa de se pronunciar o R, acabou-se criando essa jabuticaba brasileira, que não existe em Portugal.

O caipirês, ou dialeto caipira, é uma linguagem oral e regional que não segue os padrões de norma culta das gramáticas da Língua Portuguesa, mas que tem, como qualquer outra língua, identidade, expressa um povo, conta sua história e expõe a cultura. AMARAL, Amadeu.

Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”

Uma pesquisa recente realizada pela plataforma online de ensino de idiomas Preply revelou os sotaques mais charmosos do Brasil. O estudo contou com a participação de 700 pessoas de todas as regiões, que elegeram o sotaque mineiro o mais atrativo do país.

O que é Bão:
Expressão usado pelo mineiro caipira, significando que determinada coisa é boa. Diz-se de fulano que ele é bom.

O caipira é um dialeto da língua portuguesa falado em localidades de influência caipira na Paulistânia, sobretudo no interior do estado de São Paulo, no leste sul de Mato Grosso do Sul, no Triângulo e sul de Minas Gerais, no sul de Goiás, no extremo norte, no centro e no oeste do Paraná, como em outras regiões do ...

O R caipira ou retroflexo é considerado por muitos a principal marca distintiva do que chamamos de dialeto caipira que, segundo os estudos de Amaral (1920), corresponde à variação linguística presente no interior de São Paulo, notadamente na região do Alto Tietê.

Lagoinha, a cidade

Lagoinha, a cidade mais caipira e uma das mais religiosas de São Paulo!

O modo caipira de falar

  1. Acabar no caritó Ficar solteirona, ficar para titia. ...
  2. Boca-de-siri. Ficar calado, fazer silêncio ou guardar segredo. ...
  3. Chorar o defunto. É o mesmo que ficar no velório, lamentar pela pessoa que faleceu. ...
  4. Emendar os bigodes. É conversar sem ter hora para terminar. ...
  5. Fuxicar. ...
  6. Pichilinga. ...
  7. Riscar da faca.

Para escapar do preconceito, a música caipira foi denominada música sertaneja e agregou novos instrumentos e temas ao seu repertório. Nos anos 70, duplas como Milionário & José Rico incorporaram o jeito de cantar e instrumentação oriunda da música ranchera mexicana.

O r retroflexo é uma consoante «(...) cuja emissão exige a elevação da ponta da língua em direção à abóbada palatina, provocando um tipo de articulação ápico-pré-palatal; consoante cacuminal, consoante cerebral (p. ex., o chamado r caipira do português do Brasil, ou o r do inglês em red, right)».

O caipira formou sua cultura com uma mistura indígena e europeia. Herdou a religiosidade dos portugueses, a familiaridade com o mato, a arte das ervas e o ritmo do bate-pé com os índios. Mas sempre se podem encontrar alguns elementos africanos nos mitos e nos ritos do homem do interior.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa.

Vários estudos apontam o Maranhão como o local onde se fala mais correctamente a língua portuguesa, facto que terá que ver com a explosão cultural registada nesta região durante a época dourada do cultivo de algodão. É nessa fase que São Luís passa a ser conhecida por “Atenas Brasileira”.

Português (252 milhões de falantes)
O maior expoente em termos de extensão territorial e número de falantes é o Brasil. Além disso, é a língua mais falada no hemisfério sul. Porém, o idioma tem status oficial em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Continuar lendo Porque caipira puxa or?