Por que o fio de cobre fica preto?

Perguntado por: irebelo . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O cobre, assim como outros metais, apresenta estados de oxidaçao. Ele passa , primeiramente ao estado de oxido cuproso e depois para oxido cuprico quando exposto ao ar (a cor passa de um vermelho salmao para um vermelho um pouco mais escuro).

Use uma mistura de sal e vinagre
A principal dica para fazer uma boa limpeza em superfícies de cobre é preparar uma mistura com sal e vinagre nas mesmas proporções - essa combinação é desinfetante e consegue devolver o brilho ao metal de forma bem eficiente.

problema nas conexões elétricas, que não foram feitas da maneira adequada. dimensões dos fios condutores inapropriadas. fiação elétrica antiga ou simplesmente não é de qualidade.

Aqui no Brasil, a norma NBR 5410 determina as cores dos revestimentos de acordo com a função do condutor: – Azul claro: para condutores neutros com isolação; – Verde ou verde com amarelo: para condutores de proteção (popularmente conhecidos como “fio terra”); – Vermelho, preto ou marrom: para condutores fase.

Os fios e cabos possuem isolação colorida para identificar a função de cada condutor e também facilitar nos manuseios de manutenções futuras. Para as instalações elétricas de baixa tensão, a NBR 5410 determina o padrão de cores que deve ser usado para os condutores elétricos.

Para poder garantir a durabilidade do acabamento oxidante para cobre na peça, é necessário aplicar uma camada de verniz que deixará uma película resistente e incolor na superfície da peça.

Lave o cobre com água morna e detergente.
Por isso, mergulhe o objeto em uma vasilha de água morna, adicione algumas gotas de detergente de louça e conte dez minutos. Por fim, enxague o item com mais água e seque-o com um pano de microfibra.

As causas da corrosão em tubos de cobre
Um alto nível de sais dissolvidos na água, também conhecido como Sólidos totais dissolvidos (TDS). Água de alta velocidade, relativa ao tamanho do tubo que causa desgaste hidráulico na superfície do tubo, às vezes causada por bombas em sistemas de água quente.

Utilize limão e sal marinho
Você também pode utilizar limão e sal marinho para limpar peças de cobre antigo. Corte um limão ao meio e cubra-o de sal. Esfregue o objeto com o limão, e enxágue com água morna. Por último, seque a peça com um pano macio.

Oxidação. A reação química mais comumente vista no cobre é a oxidação. Isso ocorre quando ele é exposto ao ar e resulta no escurecimento da superfície do cobre. Quando a superfície é exposta à água salgada, o cobre pode tornar-se verde-azulado.

Conhecido também como azinhavre, o zinabre nada mais é do que a camada (crosta) de cor verde resultante da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, como o latão.

Qual a diferença entre fio de primeira e segunda linha? O fio de primeira linha é aquele comercializado por marcas de fios elétricos que fabricam de acordo com as especificações técnicas, e os fios apresentam o correto diâmetro tanto de cobre condutor quanto de camada isolante.

Caso o fio do chuveiro esteja derretendo quer dizer que algo na fiação está errado e precisa de um reparo imediato, antes que cause um curto circuito e a queima do chuveiro. Pode acontecer ainda pior e o banheiro pode acabar pegando fogo caso não haja um disjuntor.

Entenda que o fio preto é o positivo, o fio branco é o negativo e o fio verde é o fio-terra.

“Além da busca por empresas conhecidas e de procedência, antes de comprar fios e cabos elétricos é preciso verificar na etiqueta de identificação do produto se contém o Selo do Inmetro.

É possível identificar a seção de cobre do cabo através do dimensionamento da quantidade de cobre existente. Pode-se usar um micrometro para medir os fios elementares e assim calcular a área da seção transversal para distinguir um cabo normatizado de um “desbitolado” (com menos cobre do que o exigido em norma).

Os fabricantes costumam estimar a vida útil da fiação entre 20 a 25 anos, mas há condutores em perfeito estado com até 50 anos de uso. Por isso, o ideal é contratar um especialista para realizar inspeções periódicas nas instalações elétricas: a cada cinco anos em edificações residenciais e três anos nas comerciais.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

A solução para o problema é trocar o fio utilizado na instalação do chuveiro por um de bitola (espessura, grossura, calibre etc.) adequada.

Continuar lendo Porque o preto é preto?