Porque o cobre não enferruja?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

O mesmo não se pode dizer do cobre, que, apesar de resistir bem à corrosão, sofre oxidação se fica por muito tempo em contato com o ar. Como consequência dessa oxidação, é formada uma película tóxica em sua superfície. Em condições favoráveis, a corrosão do cobre é mínima.

O aço inoxidável é um material naturalmente imune à corrosão, resistente e de baixa manutenção.

Quando exposto a água ou ar, ele sofre oxidação adquirindo uma coloração verde. Entretanto, é um metal bastante resistente à corrosão.

A resistência à corrosão de ligas de cobre é devida à formação de um filme aderentes na superfície do material. Este filme é relativamente resistente à corrosão, portanto, protegendo o metal ainda mais.

A resistência à oxidação e corrosão se deve principalmente à presença do cromo. Esse elemento contido nos aços inoxidáveis reage com o oxigênio formando uma fina camada superficial.

Conheça o Tungstênio, o metal natural mais forte da terra.

O alumínio é um material extremamente reativo, entretanto, apresenta uma elevada resistência à corrosão devido à passivação. Basicamente, o alumínio fica mais nobre (menor atividade) por ação desta película óxida, que tem uma boa aderência à superfície e acaba impedindo que um volume maior do material seja corroído.

Aço inoxidável
Além da beleza, é mais resistente, não escurece e não risca com tanta facilidade.

Assim, podemos entender porque a palha de aço enferruja mais rápido que o prego: ela possui maior superfície de contato com o oxigênio do ar, o que acelera a reação de oxidação.

A ferrugem é a oxidação do ferro que acontece por meio da proximidade de metais ferrosos com o oxigênio liberado pela água, quando isso acontece, aumenta o número de hidróxido de ferro.

E o evox é fácil de identificar, pois é mais escuro que o inox! Sua cor é cinza chumbo, enquanto o inox é prateado. Além disso, é fosco, enquanto o inox é bem brilhante, tá? O evox é fácil de limpar, é igual ao inox.

Quando expostas ao oxigênio presente no ar, as superfícies de cobre oxidam-se lentamente, sendo cobertas por uma pátina de cor azul esverdeada, trazendo uma mudança expressiva em sua estética.

A cor azul deve-se à formação de cátions cobre (Cu2+) que ficam dissolvidos na solução. Isso significa que o cobre metálico (Cu0) perdeu elétrons para se transformar nesse cátion. Dessa forma, dizemos que ele sofreu uma oxidação.

As causas da corrosão em tubos de cobre
Um alto nível de sais dissolvidos na água, também conhecido como Sólidos totais dissolvidos (TDS). Água de alta velocidade, relativa ao tamanho do tubo que causa desgaste hidráulico na superfície do tubo, às vezes causada por bombas em sistemas de água quente.

Se o metal adere ao ímã, o metal pode ser ferro fundido ou aço. Se o metal não aderir ao ímã, o seu metal pode ser cobre, latão, solucionador ou alumínio.

Para poder garantir a durabilidade do acabamento oxidante para cobre na peça, é necessário aplicar uma camada de verniz que deixará uma película resistente e incolor na superfície da peça.

Você pode ter uma cozinha toda feita em inox, sem preocupações. Por outro lado o cobre entra em vantagem pelo seu baixo custo.

O ar que respiramos é composto por oxigênio, a água é composta por oxigénio e hidrogénio que quando entram em contacto com o ouro ou a prata faz com que haja oxidação do metal, tornando a jóia escura.

O ferro é fundamental para a produção de hemácias (células do sangue), auxiliando a hemoglobina no transporte eficaz de oxigênio no corpo, além de contribuir com o sistema imunológico e no desenvolvimento cognitivo. A substância pode ser adquirida por meio da alimentação ou ingestão de ferro.

Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.

Conheça o ródio, o metal mais caro do mundo, que vale 17 vezes mais que o ouro.