Por que o pé de arruda morre?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Se elas estiverem murchas ou com um aspecto ressecado, isso significa que você precisará regar mais a planta. Evite plantar a arruda em vasos de barro, já que eles costumam absorver demais a água da terra.

Se elas estiverem murchas ou com um aspecto ressecado, isso significa que você precisará regar mais a planta. Evite plantar a arruda em vasos de barro, já que eles costumam absorver demais a água da terra.

Regiões com temperaturas entre 4°C e 30°C são propícias para cultivar arruda embora a planta prefira climas mais amenos. Além disso, ela requer boa incidência solar, preferencialmente luz direta do sol. Entretanto, ela também pode ser cultivada em áreas com sombra parcial.

Normalmente, as folhas de uma planta ficam amarelas quando estão perto de morrer e cair. Por isso, a falta de água pode ser uma razão para que isso ocorra. “Quando a planta vive com sede ela economiza a água restante, descartando folhas que, antes de serem derrubadas, apresentam um aspecto amarelado”, explica Mariana.

A arruda é uma planta perene, e sendo assim pode produzir por uma década ou até mais. É importante lembrar de sempre retirar plantas invasoras que estejam concorrendo por recursos e nutrientes.

Quando colocada num ambiente, além de proteger, emite vibrações de prosperidade e entusiasmo. Podemos ter sempre um galho de arruda junto ao corpo para reter as energias negativas.

É ideal para lutar contra a inveja
Uma das melhores maneiras de o fazer é tomar um banho com arruda simples ou até mesmo com algum sal grosso. Ele vai proteger você contra todos os ataques de inveja que vier a sofrer no futuro!

Na hora de regar, o ideal é nunca deixar a terra do vaso encharcada. Após o plantio, deve-se molhar diariamente para incentivar o enraizamento. Depois, apenas quando o substrato estiver seco. Se o solo estiver molhado, não é preciso aguar novamente.

Com um solo de calcário bem drenado, espalhe a semente de arruda em covas de até 0,5 cm de profundidade. Como essa planta não é tão exigente, é possível realizar o plantio em terras menos férteis e locais mais ácidos, mesmo que ela se desenvolva melhor em solos alcalinos.

É comum ainda em algumas cidades a figura da benzedeira que usando de galhos da planta faz rezas para curar. Quando era criança diziam que um ramo de arruda colocado atrás da orelha, afasta más energias, nos cabelos atrai a sorte, no bolso do paletó, evita negócios ruins.

“A arruda é útil no tratamento de sarna humana, piolhos, assaduras, frieiras, verminoses e até problemas circulatórios como varizes e hemorroidas. Por ter em sua composição molecular substâncias que favorecem a atividade do sistema circulatório, fortalece os vasos capilares e aumenta a circulação do sangue”, explica.

Falta de água
Se você está regando menos do que deveria, a planta começa a derrubar parte de suas folhas para economizar água, e antes das folhas caírem, elas tornam-se amareladas. Este é um sinal de que é preciso regar com maior frequência e regularidade.

A arruda não precisa de muita poda, basta retirar as folhas secas e danificadas. A poda também ajuda a manter a planta saudável e forte.

Para proteger a casa, amarre um punhado de arruda fresca nas portas e janelas de casa. A erva também pode ser usada com água benta para limpar o espaço onde são realizados rituais, a fim de repelir energias negativas.

Quando colocada em um ambiente, além de proteger, emite vibrações de prosperidade e entusiasmo. Uma dica é ter sempre um galho de arruda junto ao corpo para espantar as energias negativas.