Por que o sol vai embora?

Perguntado por: ivargas7 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Ao período do dia em que ocorre o pôr do sol, dá-se o nome de "ocaso". Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial.

O sol aparece todas as manhãs, aproximadamente no mesmo lado do horizonte e se põe ao entardecer, no lado oposto. Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste.

Você observará que o nascer do Sol pode variar para a direita ou para a esquerda do ponto cardeal leste ao longo do ano. Isso acontece porque, ao fazer seu movimento de rotação e translação, a Terra recebe a incidência da luz do Sol de diferentes maneiras, alterando a região do planeta mais ou menos iluminada pelo Sol.

Em sua vida, o Sol cresceu aproximadamente 20%. Quando o hidrogênio acabar, começará a queimar o próximo elemento, que é o hélio, e será aí que estaremos de fato no final da vida da estrela. Mas para isso acontecer ainda faltam cerca de 5 bilhões de anos.

Que aconteceria se o sol explodisse? Se o Sol explodisse, as ondas de calor não seriam fortes o suficiente para destruir todo o planeta de uma só vez: o lado que estivesse virado para o Sol, no caso, fritaria imediatamente.

“Nunca mais te servirá o sol para luz do dia nem com o seu resplendor a lua te iluminará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória. Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque o Senhor será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão” (Isaías 60:19, 20).

A regra padrão de um dia começar à meia-noite é uma prática arbitrária e uma invenção humana. Deus, que criou os corpos celestes e os pôs em movimento para marcarem a passagem do tempo (Gênesis 1:14), conta o tempo de uma forma diferente — Ele conta os dias do pôr do sol ao pôr do sol.

"Trata-se de uma convenção. Os babilônios principiavam o dia com o nascimento do Sol, contando 24 horas sem interrupção, no que foram seguidos por muitas nações orientais. "Em certa época, os romanos começaram a dividir o dia em dois grupos de 12 horas cada um: 12 horas de claridade e 12 horas de trevas.

Um dos fenômenos mais impressionantes da Noruega é o chamado sol da meia noite. Ele ocorre no verão, no norte do círculo polar Ártico, quando o sol pode ser visto 24 horas por dia durante vários meses.

É muito conhecida esta bela expressão se referindo a Nosso Senhor Jesus Cristo como o Sol da Justiça, pois no Filho, Deus Pai vem visitar o seu povo como o sol nascente a toda manhã, e o eterno vem com grandiosa ternura e misericórdia para conduzir e salvar o seu povo.

O sol nasce para todos, mas brilha mais para aqueles que acreditam que o amanhã será sempre melhor que hoje, e a solidariedade ainda é a melhor virtude de um ser humano.

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite. É um presente da natureza.

Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são: Estados Unidos (Alasca); Canadá; Dinamarca (Groenlândia);

Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.

Os fragmentos lunares seriam pequenos demais para coalescer e, portanto, começariam a se espalhar. Primeiro, uma boa parte desses pedaços de Lua começaria a cair aqui na Terra, fazendo o maior estrago, destruindo cidades e até devastando países inteiros.

Sem poder fazer fotossíntese, os primeiros a sumirem da Terra seriam os vegetais, já que não poderiam mais usar os raios solares para produzir alimento, e a maioria das espécies de menor porte iriam sumir em pouco tempo.

Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável. A Terra poderia se inclinar um pouco e, em vez de uma inclinação de 23 graus, poderia chegar a 40 graus, ou, num caso extremo, como acontece com Urano, cuja inclinação é de 90 graus, o que faz com que gire tombado.

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

As chamadas estrelas cadentes são, na verdade, meteoros, isto é, corpos celestes que entram na atmosfera terrestre e incendeiam-se por causa do atrito com o ar. As estrelas cadentes incendeiam-se ao entrar em nossa atmosfera e deixam um rastro de luz no céu.