Por que precisamos de um Dia do ciclista?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Além de ser uma comemoração alusiva aos ciclistas, a data é um convite para a reflexão em relação às atitudes no trânsito, incentivo ao uso da bicicleta, como transporte viável e sustentável.

Pedalar é ter a oportunidade de apreciar os mesmos caminhos com outros olhos. Pedalar é uma das formas de relaxar a mente e beneficiar o corpo. Pedalar é sentir-se livre, e ter autonomia para a escolha dos caminhos, por mais que já tenhamos ido nos lugares, cada vez que retornamos conseguimos ter um novo olhar.

Foi a partir dessa concepção que me veio à mente conscientizar a comunidade escolar sobre os benefícios que o ciclismo traz para a vida, como alívio do estresse e das dores, melhora da aparência física, redução dos infartos e melhora da saúde sem o uso de medicamentos.

Ciclismo é um esporte praticado com uma bicicleta. O praticante desse esporte e chamado ciclista. Em uma competição de ciclismo, o objetivo do corredor é concluir o percurso da prova antes dos demais competidores. O ciclismo é uma atividade física rítmica (que repete o mesmo movimento diversas vezes).

Quando praticado de forma correta, os benefícios são muitos, dentre eles: resistência muscular; melhora do condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular; ajuda a eliminar as gorduras localizadas; reduz o estresse; excelente atividade aeróbica e anaeróbica; gasto calórico de até 600 Kcal/hora.

Eu sou ciclista, com muito orgulho e com muito amor! Ciclismo não é apenas um esporte. É dedicação, liberdade e muita paixão! Você não pode comprar a felicidade, mas pode comprar uma bicicleta, que é quase a mesma coisa!

É comum o ciclista do cotidiano passar mais do que uma hora por dia pedalando. Só que esse tempo não é útil apenas para o corpo — mas também para a cabeça. Ele utiliza o tempo da pedalada para pensar na vida: planos para o trabalho; como resolver alguma DR que está se estendendo há meses; o que vai fazer para o jantar.

Ghisallo

Nossa Senhora do Ghisallo é considerada a padroeira dos ciclistas e a gruta será um ponto de apoio, descanso e orações para milhares de amantes do pedal que circulam diariamente pela região.

Sentir a brisa no rosto, movimentar o corpo, ver a cidade de um outro ângulo, se apropriar das ruas… Mais do que um exercício físico ou um meio de se locomover, andar de bicicleta representa um estilo de vida – mais saudável, mais prazeroso e mais sustentável.

Ciclista é o utilizador da bicicleta, veículo de duas rodas não motorizado, quer como meio de transporte, quer como objecto de lazer ou em competições desportivas de ciclismo.

Afinal, quando temos uma vida ativa, menos sedentária, o nosso organismo libera hormônios que ajudam a combater o estresse, a ansiedade, o desânimo e até mesmo a depressão. Mas pedalar é justamente um dos exercícios que mais ajudam a promover uma saúde mental positiva.

quadríceps: os músculos da frente da coxa são responsáveis pela maior parte da potência dos pedais. Embora muitos acreditem que andar de bicicleta engrossa as pernas ou as coxas, na verdade, pedalar aumenta o ganho muscular, deixando-as mais firmes e torneadas.

Ciclismo é uma atividade que envolve a repetição de um movimento e que usa como meio de locomoção a bicicleta. O ciclismo pode ser competitivo, recreativo e também praticado como forma de atividade física, tanto outdoor como indoor (como as aulas de spinning).

Conheça aqui 8 benefícios do ciclismo!

  • Emagrece. ...
  • Melhora a musculatura. ...
  • Melhora a respiração e a circulação sanguínea. ...
  • Protege o coração. ...
  • Regula a pressão arterial. ...
  • Reduz o impacto nas articulações. ...
  • Melhora a saúde mental. ...
  • Economiza dinheiro.

Uma dica importante para aumentar a motivação para pedalar é compartilhar as experiências com o ciclismo nas redes sociais. A partir dessa ação, torna-se mais fácil encontrar amigos que também pratiquem a modalidade e dão incetivo a cada dia para que o novo ciclista se mantenha firme na missão.

Se você se pergunta “quanto tempo devo pedalar por dia”, não se preocupe, pois a quantidade recomendada por especialistas é pequena. O ideal é que as pessoas pedalem 30 minutos de bike por dia, o que pode ser considerado um curto período em comparação com outras atividades cotidianas.

Tanto a corrida quanto o ciclismo são excelentes formas de exercício. Ambos são atividades aeróbicas rítmicas que envolvem grande volume muscular. Em geral, a corrida queima mais calorias por minuto do que andar de bicicleta, embora esta diferença diminua se o ritmo da pedalada for vigorosa.