Por que somos feios na câmera traseira?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Acontece que, com a proximidade da câmera, a lente pode fazer com que alguns traços pareçam maiores do que são na vida real. Um flash forte também pode "prejudicar" seus traços, especialmente se a foto for tirada em um quarto escuro, tornando o rosto brilhante e oleoso.

O que acontece, na verdade, é que nosso cérebro inverte a imagem exibida pela superfície reflexiva, e assim temos essa sensação de que a imagem está "errada". Na prática, o espelho não vira a imagem. O espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, exibindo nossa perspectiva daquela imagem.

Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais - ou seja, que são mais expostas.

Em síntese, com as notas que cada um deu para si, na comparação com as notas dadas por terceiros, chegou-se à média de que, terceiros avaliaram em 27% a mais a aparência das pessoas, ou seja, a ciência prova que você é muito mais bonito do que pensa”, aponta.

Para fazer esse teste é muito simples: basta acessar o site Pretty Scale e tirar uma foto do seu rosto. Depois disso, a inteligência artificial do site vai pedir pra você colocar algumas linhas em volta do seu rosto e pronto: sua classificação de 0% a 100% na escala de beleza aparecerá na tela.

Contudo, olhar no espelho e se achar feio, quando você é uma pessoa perfeitamente normal aos olhos dos outros pode não ser apenas vaidade. Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo).

As pessoas veem o oposto do que você vê no espelho. Isso ocorre porque o espelho inverte as imagens que reflete. O reflexo muda para a esquerda e para a direita em qualquer imagem que ele refletir.

A pesquisa realizada por Nicholas Epley, da Universidade de Chicago e por Erin Whitchurch, da Universidade de Virginia, revela que temos tendência de nos percebermos mais bonitos e atraentes e de nos achamos melhores do que realmente somos, não apenas fisicamente, mas em todos os sentidos.

O mais importante
A câmera traseira tem a resolução maior, enquanto a frontal, menor. Em ambos os casos, as câmeras podem ser duplas ou triplas. Uma boa câmera possui lente ou um conjunto de lentes de vidro, com longo alcance focal e ampla abertura.

Quanto maior a sua quantidade, mais nítida e focada será uma foto. No caso dos aparelhos celulares, uma boa câmera deve conter, pelo menos, 11 megapixels, entretanto, já é possível encontrar aparelhos com mais de 100 MP.

5 dicas para você aproveitar melhor a câmera do seu Android

  1. Use grades. Quase todo aplicativo de câmera vem com a função “grade”, que, como o nome sugere, coloca algumas linhas sobre a imagem antes que a foto seja tirada. ...
  2. Evite o flash. ...
  3. Ative o HDR (se houver) ...
  4. Conheça as configurações.

Mantenha a câmera ao nível dos olhos
Para uma aparência mais favorecida, deve levantar suavemente o queixo e os olhos devem apontar ligeiramente para cima. No caso de estar sentada numa cadeira, resista à tentação de a girar. E já que falamos em resistir... deve resistir também a olhar para si, o que é muito comum.

Para uma foto bonita, é importante não ficar encarando a câmera. Olhe um pouco para cima ou para baixo e incline a cabeça ligeiramente. Para reduzir as chances de um queixo duplo, alongue o pescoço e incline o queixo um pouco para baixo. Essa é uma posição esquisita, mas vai deixá-lo lindo na foto.

Nós passamos nossas vidas vendo nossos rostos no espelho e ficamos acostumados a ver nosso rosto daquela forma. Então quando nós revertemos aquela imagem, não parece ok. Ninguém tem o rosto perfeitamente simétrico. O espelho reflete uma imagem oposta do seu rosto, enquanto a foto reflete a imagem real.

Além disso, a pesquisa aponta que quando uma pessoa vê algo bonito, experimenta um intenso choque de prazer, idêntica à sensação de comer um doce, por exemplo. Isso porque o fato aumentaria a atividade em um dos "centros de prazer" no cérebro, conhecido como córtex orbito-frontal.

Uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria de Londres concluiu que mulheres ficam mais ansiosas e angustiadas com a aparência quando passam muito tempo na frente do espelho.