Por que usar JSP?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

Arquivos JSP são uma forma de implementar o conteúdo da página dinâmica do lado do servidor. Eles permitem que um navegador da Web, como o Apache Tomcat, inclua dinamicamente conteúdo nas páginas HTML antes que elas sejam enviadas para um navegador solicitante.

JSP é o acrônimo para Java Server Pages, uma linguagem criada pela SUN gratuita, JSP é uma linguagem de script com especificação aberta que tem como objetivo primário a geração de conteúdo dinâmico para páginas da Internet.

A diferença entre os JSP´s e os servlets é que as páginas JSP´s são mais fáceis de se trabalhar com o front-end do usuário, ou seja o HTML. E vale lembrar também que as páginas JSP são convertidas para servlets pelo application server. Se você roda uma página JSP no seu computador, pode procurar por um arquivo .

JSP é tão simples que na verdade é transformado, na primeira chamada, em um Servlet. Então o JSP é só uma outra forma de escrever um Servlet. O JSF por sua vez é um framework MVC completo. Vem com controlador, própria view, converters, validadores, componentes e todo um ciclo da vida bem definido.

A tecnologia JSP combina as linguagens de marcação HTML/XML e elementos da linguagem de programação Java, devolvendo um conteúdo dinâmico para o cliente web.

jsp, indique o caminho do arquivo, estabelecendo um “link” para o arquivo cadastro. css. De volta a página sanwebe, selecione e copie todo o arquivo css (CTRL C) e o cole (CTRL V) no seu arquivo cadastro. css.

No menu de contexto do arquivo JSP na visualização Explorador de Projetos, clique em Depurar Como> Depurar no Servidor. O ambiente de trabalho comuta para a perspectiva Depuração e o servidor é ativado no modo de depuração. Na visualização Depurar, examine o código e faça as alterações necessárias no arquivo JSP.

Assim, com o JSP foi possível escrever páginas HTML e inserir código Java nelas. O que é uma página JSP? É uma página HTML com trechos de programa Java embutidos e outras tags especiais A parte dinâmica da página é gerada pelo JSP e a parte estática pelo HTML.

É importante lembrar que a tecnologia JSTL, é uma biblioteca de extensão da tecnologia JSP, por isso, criamos arquivos “. jsp” para que através de chamadas específicas das taglibs, passemos a usar os recursos oferecidos pela JSTL.

A tecnologia Servlet é uma classe Java, que consegue gerar páginas dinâmicas para a camada de apresentação de aplicações web. O principal objetivo é receber chamadas HTTP, sendo processada e devolvida uma resposta para o cliente. Os servlets trabalham juntamente com a tecnologia Java Server Pages (JSP).

Para executar o seu primeiro JSP você deve: Criar um projeto no NetBens - deve ser criado um projeto na categoria “Java Web”/“Aplicação Web”; Escrever o código JSP da aplicação - você deve criar um arquivo fonte JSP ou modificar o index.

O que é um Servlet? O nome “servlet” vem do inglês e dá uma ideia de servidor pequeno cujo objetivo basicamente é receber requisições HTTP, processá-las e responder ao cliente, essa resposta pode ser um HTML, uma imagem etc.

Java Server Pages (JSPs)
Java Server Pages é uma tecnologia que capacita desenvolvedores de software a criar páginas web dinâmicas baseadas em HTML e XML, entre outros tipos de documentos. JSP é semelhante ao PHP, mas usa a linguagem de programação Java.

JSF é uma tecnologia que incorpora características de um framework MVC para WEB e de um modelo de interfaces gráficas baseado em eventos. Por basear-se no padrão de projeto MVC, uma de suas melhores vantagens é a clara separação entre a visualização e regras de negócio (modelo).