Porque a Adidas tem 2 símbolos?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Segundo a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), para uma marca possuir caráter distintivo é preciso “ter um nome, figura ou os dois combinados, que diferencie a marca para os consumidores, das demais marcas que atuam no mesmo ramo de atividade”.

Em meio ao mundo publicitário, a maioria sabe que a Adidas tem dois logotipos, mas poucos sabem o que representam e porque ambos continuam sendo usados. A logomarca com as 3 listras é a mais antiga, por incrível que pareça.

Adolph Dassler
Adidas é uma junção de 'ADI”, apelido de Adolph, e 'DAS' iniciais do sobrenome Dassler.

A colaboração foi um completo choque para a indústria mais conservadora da época, mas a adidas estava preparada para dar ao designer de vanguarda o controle criativo da primeira linha Y-3 (Y para Yohji Yamamoto, 3 para Três Listras), que estreou em 2003.

O Swoosh é o logotipo da Nike, empresa americana de calçados esportivos e de vestuário.

As listras no emblema em forma de trevo simbolizam o foco da empresa na variedade, enquanto as três folhas do trevo representam três partes do mundo (América do Norte, Europa e Ásia) onde você pode comprar seus produtos.

O símbolo fala e comunica por si. Mas, ao mesmo tempo em que comunica, ele esconde algo de misterioso. Os símbolos são irrenunciáveis na nossa vida. Eles têm uma linguagem própria de comunicar diferente da linguagem lógica e racional.

O nome foi inspirado em Nike (Nice, em português), deusa grega da vitória.

A maioria dos portugueses (gigantes 86%) pronunciam adidas como uma palavra grave (“adídas”).

"Adidas" em inglês
Adidas {n.p.}

Na divisão de Performance, nos esforçamos para oferecer produtos mais funcionais e com melhores resultados desportivos de atletas em todas as categorias esportivas. Nossa paixão e motivação é ajudar os atletas que exigem desempenho acima de tudo.

Niké é a Deusa Grega da Vitória e está vinculada ao Triunfo e à Glória. Todos os Deuses, atletas e guerreiros desejavam Niké ao seu lado, pois assim, a vitória estaria garantida. Premiava aqueles que tinham a melhor estratégia, foco, disciplina e controle emocional.

O conhecido swoosh - ou seja, a vírgula usada como emblema do logotipo da Nike - foi criado em 1971 pela estudante de design gráfico Carolyn Davidson. O logotipo foi criado para a empresa que então se chamava Blue Ribbon Sports.

Onde usar marca registrada? O símbolo é usado ao lado direito na parte superior ou inferior do nome da marca. A posição fica a critério de cada um e o tamanho também, mas é aconselhado que coloque em uma proporção discreta, sem chamar mais atenção do que o nome da marca em si.

O logotipo foi revelado em março como parte da estratégia de 2025 'Own The Game' da adidas. Uma mudança potencialmente grande no horizonte para a identidade de uma das maiores marcas esportivas do planeta, com a adidas configurada para mudar seu logotipo a partir do próximo ano.

Ao pensar em facilitar, o nome "adidas" foi escolhido pela união do apelido do fundador, "Adi", e o início do seu sobrenome, "Das". Adolf era filho de um sapateiro e para sustentar a família deu continuidade ao ramo criando sua pequena fábrica de calçados esportivos e malas militares.

Significado de :( e outras carinhas
Já que ninguém é alegre o tempo todo, também é possível comunicar tristeza com alguns emoticons. Assim como na alegria, o mais comum é composto por dois pontos e parêntese :( ou :[. Só que, nesse caso, ele é usado do lado contrário.

Leão: representa coragem, liderança e realeza.

Mãos chifradas, símbolo do rock, cifres do rock, moloik. É tanto nome e tanta variação que a gente fica até meio perdido. A não ser quando a música toma conta dos nossos corpos e a única forma de transcender é batendo a cabeça, fechando a mão e pondo os dedos para cima.

Significado de Puma
substantivo feminino Espécie de onça parda, O mesmo que suçuarana.