Porque a câmera do iPhone deixa o rosto torto?

Perguntado por: ebarreto . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Você já notou que antes de tirar fotos (selfies) com a câmera frontal do iPhone, a imagem é visualizada de forma invertida na tela? Isso acontece porque o sistema age como se fosse um espelho, para não bugar o cérebro do usuário. Mas depois de tirada, a foto é registrada na biblioteca na posição real.

Para exibir uma grade na tela da câmera que pode ajudar a endireitar e compor a foto, acesse Ajustes > Câmera e ative Grade.

Este desconforto é um exemplo do efeito da “mera exposição” ou mere-exposure effect. Trata-se de fenômeno psicológico pelo qual as pessoas tendem a desenvolver uma preferência por alguma coisa meramente por se sentirem familiarizadas com ela.

O que acontece, na verdade, é que nosso cérebro inverte a imagem exibida pela superfície reflexiva, e assim temos essa sensação de que a imagem está "errada". Na prática, o espelho não vira a imagem. O espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, exibindo nossa perspectiva daquela imagem.

Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais - ou seja, que são mais expostas.

Resposta verificada por especialistas. As pessoas não têm uma percepção da imagem como no espelho, é sim como uma câmera traseira do celular. Nossos olhos, como os de muitos animais, têm órgãos que agem como lentes e formam imagens invertidas que o cérebro endireita. Ou seja: registramos o mundo de cabeça para baixo.

Para fazer esse teste é muito simples: basta acessar o site Pretty Scale e tirar uma foto do seu rosto. Depois disso, a inteligência artificial do site vai pedir pra você colocar algumas linhas em volta do seu rosto e pronto: sua classificação de 0% a 100% na escala de beleza aparecerá na tela.

Passo 1: em Ajustes do seu iPhone, entre em "Câmera". Passo 2: na tela seguinte, selecione a opção de "Preservar Ajustes". Passo 3: nesta tela, ative ou desative para preservar os ajustes de recursos da câmera conforme suas preferências de modo de uso do app.

Reinicie seu iPhone
Esta é uma solução ideal para resolver qualquer problema com a câmera do seu iPhone, e quaisquer outros bugs em geral. O software pode ter erros, então uma reinicialização forçada do smartphone pode ajudar a corrigir problema na câmera do iPhone XR.

As pessoas veem o oposto do que você vê no espelho. Isso ocorre porque o espelho inverte as imagens que reflete. O reflexo muda para a esquerda e para a direita em qualquer imagem que ele refletir.

Contudo, olhar no espelho e se achar feio, quando você é uma pessoa perfeitamente normal aos olhos dos outros pode não ser apenas vaidade. Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo).

Olhe em direção a luz antes de tirar a foto. Isso diminui as pupilas, o que também diminui a chance de você sair com os olhos vermelhos nas fotos, mas presta bem atenção, você vai olhar pra luz ANTES de tirar a foto, na hora de fazer a selfie lembre-se sempre de olhar em direção a câmera do celular.

Esse fenômeno chama-se Fotogenia, a forma como nos vemos através da foto pode ser influenciada por inúmeras variáveis: fatores como o ângulo, a iluminação e até o equipamento utilizado podem transformar uma cena. Ainda assim, é papel da fotografia fazer com que a reprodução de um momento seja natural.

Em qualquer um dos casos, o fenômeno é o mesmo – o espelho possui a propriedade de refletir a luz. Portanto, quando você está em frente a um espelho, a luz que você reflete atinge o espelho e retorna até você, fazendo exatamente o mesmo caminho, mas no sentido inverso.

Se você se julga constantemente a sua aparência, pode ser que você sofra de ansiedade do espelho. O problema é comum entre pessoas que estão frequentemente olhando suas imagens refletidas e, em alguns casos, pode evoluir para um quadro de depressão.

O que acontece é que quase ninguém tem um rosto absolutamente simétrico. Geralmente um olho é mais aberto que o outro, as sobrancelhas possuem um traçado diferente, as narinas não são idênticas. E quanto mais diferenças deste tipo a pessoa tiver, mais ela se estranha ao se ver flipada, porque o rosto fica diferente.

A pesquisa realizada por Nicholas Epley, da Universidade de Chicago e por Erin Whitchurch, da Universidade de Virginia, revela que temos tendência de nos percebermos mais bonitos e atraentes e de nos achamos melhores do que realmente somos, não apenas fisicamente, mas em todos os sentidos.

Resposta: Sim, é normal que um espelho reflita imagens invertidas, pois a função do espelho é justamente refletir objetos que são postos no alcance.

Saiba como tirar a câmera espelhada do iPhone.
...

  1. Abra a selfie no Fotos;
  2. Toque em “Editar”;
  3. Aperte em “Reverter”;
  4. Confirme em “Reverter ao Original”.

Câmera frontal
Atente-se para as lentes com abertura focal maior, o que vai melhorar a entrada de luz e, consequentemente, a qualidade da imagem. Como vejo isso? Quanto menor o valor do "f" nas especificações técnicas, maior a abertura. Fica a recomendação do Shoptime: f/1.8 ou f/2.2 são desejáveis.

Rosto oval: esse é considerado um dos formatos de rosto mais harmoniosos esteticamente falando. Do Renascimento até o século XX, era visto como o “rosto feminino ideal” e, hoje, pode ser usado como parâmetro em correções feitas com cirurgia plástica, por exemplo. O rosto oval traz características diversas.