Porque a câmera traseira deixa o rosto torto?

Perguntado por: lmaia . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Esse “fenômeno” é comum e acontece por causa da distância focal da lente em retratos, que afeta a aparência da pessoa, achatando ou afinando o rosto.

Porque a câmera frontal é diferente da traseira? Por funcionarem como o ponto de vista de uma outra pessoa, as câmeras não refletem a nossa imagem. Elas capturam e exibem a foto sem invertê-la, causando uma certa estranheza quando lembramos de nossa própria imagem, que é feita em nosso imaginário com base nos espelhos.

O que acontece, na verdade, é que nosso cérebro inverte a imagem exibida pela superfície reflexiva, e assim temos essa sensação de que a imagem está "errada". Na prática, o espelho não vira a imagem. O espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, exibindo nossa perspectiva daquela imagem.

Como saber como as pessoas me veem? Somos, na verdade, como nos vemos no espelho, mas isso para nós mesmos. Já para as outras pessoas, somos como aparecemos nas fotografias, pois, aos olhos dos outros, somos vistos em forma fotografada memorialmente.

A resposta é NÃO! As pessoas veem o oposto do que você vê no espelho. Isso ocorre porque o espelho inverte as imagens que reflete. O reflexo muda para a esquerda e para a direita em qualquer imagem que ele refletir.

De acordo com a dermatologista Cláudia Magalhães um rosto considerado belo, em tese, é aquele que tem um lado o mais parecido possível com o outro. "Quando você vê uma pessoa muito bonita geralmente ela tem os dois lados da face simétricos", explica.

Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo). Mesmo se essa doença afeta cerca de 2% da população (mais do que a esquizofrenia ou outros transtornos psiquiátricos), os cientistas sabem pouco sobre ela.

Para uma foto bonita, é importante não ficar encarando a câmera. Olhe um pouco para cima ou para baixo e incline a cabeça ligeiramente. Para reduzir as chances de um queixo duplo, alongue o pescoço e incline o queixo um pouco para baixo. Essa é uma posição esquisita, mas vai deixá-lo lindo na foto.

Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais - ou seja, que são mais expostas.

A da frente, que serve pra selfies, e a traseira pra fotografar objetos, lugares e paisagens. Mas não é difícil encontrar aparelhos com duas ou mais lentes na parte de trás, colocadas lá especialmente pra fazer fotos lindas com o máximo de detalhes possíveis. Uau!

O espelho mostra sua história
O olho dos outros talvez não nos veja da mesma forma que nós nos vemos, e apesar disso, eles ainda são fundamentais para que a nossa imagem se forme. Em outras palavras, encontramos em nós, reflexos dos outros. Reflexos esses que nem podem ser nossos, mas estão ali, no nosso inconsciente.

Por mais acostumado que as pessoas estejam com o espelho, ele mostra a imagem contrária. E o que isso quer dizer? Que estamos acostumados a ver a nossa versão inversa, o que faz com que as fotos geram um estranhamento, já que o nosso rosto tende a ser assimétrico.

Por conta da lente, a câmera de celular vai distorcer o teu rosto. Um espelho perfeitamente plano vai projetar uma imagem idêntica ao original.

O que vemos no espelho como realmente somos? Somos, na verdade, como nos vemos no espelho, mas isso para nós mesmos. Já para as outras pessoas, somos como aparecemos nas fotografias, pois, aos olhos dos outros, somos vistos em forma fotografada memorialmente.

Uma espécie de sentimento ou estado de que NÃO consigo me olhar no espelho é algo realmente sério e merece a nossa atenção. Esse comportamento de negação da própria imagem traz indícios de não aceitação, de baixa confiança e também de baixa estima.

Quando ocorre a incidência da luz em uma superfície e ela retorna ao meio do qual ela estava se propagando, dizemos que ocorreu o fenômeno óptico reflexão.

Espelhos com pequena inclinação na parte superior deixam a leve impressão de que a pessoa está mais magra. Espelhos com curvaturas podem nos engordar ou emagrecer. Sendo assim, nem tudo o que a gente vê refletido é real. Tanto os olhos como os espelhos podem nos enganar.

Para realizar a busca da foto de alguém através do rosto daquela pessoa, basta tocar na face. O aplicativo Google Fotos vai mostrar outras imagens da pessoa em questão. Caso o usuário toque outra parte da foto, o app volta para o Google Lens.

Analisando as descobertas dos dois estudos, é possível observar que a face angelical é mais atraente. E uma pesquisa da Universidade de Regensburg (Alemanha) comprova isso. Formato de rosto mais comum às crianças ou quando em adultos deixa a expressão mais infantil ou angelical.

QUADRADO. Qual é o formato de rosto mais bonito? Rosto oval: esse é considerado um dos formatos de rosto mais harmoniosos esteticamente falando. Do Renascimento até o século XX, era visto como o " rosto feminino ideal" e, hoje, pode ser usado como parâmetro em correções feitas com cirurgia plástica, por exemplo.