Porque a Macaca rejeita o filhote?

Perguntado por: sconceicao . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Assim como bebês humanos, os filhotes de macacos resos possuem um choro agudo que serve para chamar a atenção das mães, especialmente quando estão com fome. Quando o choro é ignorado, o filhote muitas vezes faz cena, tem um "chilique" que acaba, muitas vezes, irritando estranhos que estejam por perto.

Vínculo mãe-filhote em macacos-prego: apego e conflito
A proximidade e o contato físico entre mãe e filhote são essenciais ao cuidado materno efetivo e à própria sobrevivência do filhote, assegurando a proteção e o conforto para um desenvolvimento físico, social e emocional saudável na infância.

Reprodução: Gestação de 120 dias, nascendo 1 filhote. Expectativa de Vida em Cativeiro: 20 anos.

Além disso, os macacos alimentados podem desenvolver problemas como diabetes e obesidade. Para quem tem o hábito de colocar frutas em algum ponto ou até mesmo no quintal de casa e está acostumado com essa rotina, a paralização da atividade não trará consequências negativas.

Um estudo publicado no Science Advances, sugere que os macacos têm padrões de pensamento naturais semelhantes aos dos seres humanos. Os investigadores das Universidades de Califórnia – Berkeley, de Harvard, e de Carnegie Mellon, descobriram novos avanços acerca da evolução da linguagem.

O infanticídio é uma prática comum entre mamíferos na natureza, mas um novo estudo realizado com macacos-aranha descobriu um comportamento raro: apenas bebês machos são mortos pelos adultos machos.

Principalmente porque as suas causas são diversas, muitas vezes estando presentes no ambiente em que seu animal vive. Uma das mais comuns é a atopia, que ocorre quando o pet tem contato com algum alérgeno. Eles são os ácaros, os bolores ou pólens.

O desmame começa a partir da 4ª semana de vida do filhote, completando-se até entre seis e oito semanas. “O processo é feito oferecendo um alimento mais pastoso que o pet pode consumir sozinho aos poucos, mas sempre com o acompanhamento do tutor”, diz Dra.

Mas são os macacos – principalmente os chimpanzés – que têm um riso mais parecido com o nosso, escancarando a boca e mostrando os dentes. O objetivo da risada deles, entretanto, não é demonstrar alegria, mas amizade e descontração.

Brinque com ele todos dias. O macaco é um animal social, ou seja, começa a ficar infeliz quando passa longos períodos isolado. Reserve algumas horas do dia para brincar com ele. Depois de ganhar sua confiança, ele não terá medo de escalar seu corpo, abraçá-lo e até beijá-lo.

Prefere dormir de dia, e tem olhos arregalados, para enxergar melhor à noite.

Causada por um vírus chamado Monkeypox, a Varíola dos Macacos é considerada uma zoonose - doença infecciosa transmitida entre animais e seres humanos. Observando o avanço da doença no Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió faz um alerta à população para os cuidados contra o vírus.

O recordista é o tanreque, um animal pequeno (mede até 40 centímetros) que se parece com um rato, só que não tem rabo. A fêmea pode ter até 32 filhotes de uma só vez.

Por conterem muito açúcar, bananas são tão prejudiciais aos macacos quanto bolo e chocolate em excesso são aos humanos. — Comparadas aos alimentos que os macacos comem em ambientes silvestres, bananas têm muito mais calorias e contêm bem mais açúcar. Isso é ruim para a dentição dos animais e pode levá-los a diabetes.

Não é aconselhável dar pão, bolachas e arroz, pois ele pode ficar com o abdômen inchado com gases, dificultando o fluxo da digestão e a liberação da fezes.

Quanto à alimentação, são onívoros com uma dieta diversificada, podendo comer frutas, sementes, insetos, aranhas e pequenos mamíferos.