Porque a tarraxa do brinco fica verde?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Isto ocorre devido à reação química dos produtos com uma peça mais barata. Normalmente, para torná-la mais acessível, a bijuteria ou semijóia são feitas com ligas e finalizada com uma fina camada de ouro. Isto se chama banhar. Esse tipo de peça pode deixar sua pele esverdeada, ainda que isso não ocorra imediatamente.

Pele verde ou de tom amarelo-esverdeado pode ser sinal de algum problema no fígado. Essa alteração na cor da pele e dos olhos é chamada icterícia. A icterícia é causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue.

Limpar semijoia com bicarbonato

  1. Separe uma colher de chá de bicarbonato;
  2. Pingue água até fazer uma “pastinha”;
  3. Use uma escova de dentes de cerdas bem macias para esfregar;
  4. Deixe agir por 5 minutos;
  5. Esfregue novamente e enxague em abundância;
  6. Seque com secador de cabelo e use uma flanela para polir.

O zinabre (ou azinhavre) é o resultado da oxidação do cobre ou ligas metálicas com esse elemento químico, como latão e bronze. Ao serem expostas à umidade, os componentes com essa matéria criam lentamente uma espécie de “ferrugem” com coloração verde.

A mistura de 2 colheres de sopa de detergente, meio copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, é uma boa aliada nesse caso. Para limpar a bijuteria, você deve preparar a solução e deixar o acessório de molho por aproximadamente quinze minutos nela.

Cubra-os com bicarbonato de sódio; Amasse alguns pedaços de papel alumínio e coloque no recipiente também; Cubra tudo com água fervente; Retire os objetos após alguns minutos, enxágue-os e seque bem.

Para proceder à limpeza das suas peças, encha uma tijela com água morna e adicione 2-3 gotas de detergente neutro (caso note que a sua peça está muito suja, utilize um detergente com propriedades desengordurantes). Utilize então um pano macio (ou esponja), mergulhe na mistura e esfregue a sua peça cuidadosamente.

A oxidação é um processo químico natural que deixa os metais escurecidos e com a aparência turva. Ela acontece quando o metal entra em contato com o oxigênio, presente tanto no ar, quanto na água. Todos os metais oxidam: alguns mais rápido, como a prata; outros mais devagar, como o ouro e o ródio.

A resposta é SIM! Tanto a prata quanto o ouro são metais nobres sujeitos à oxidação, que é a formação de camadas escuras ou manchas na superfície da peça.

Conforme informado via email, a oxidação (escurecimento da peça) que pode ocorrer por fatores como nível elevado de ácido úrico no organismo, suor e contato com produtos de beleza/limpeza, cloro, água salgada, protetores solares e produtos químicos em geral.

A camada que cobre a base de ligas é mais grossa e faz com que você possa usar a jóia por mais tempo antes que ela se desfaça e deixe sua pele esverdeada. Uma solução rápida, a qual deve ser repetida frequentemente, é passar a base de unhas nas partes da peça que tocam a pele.

As semijoias escurecem, também, por motivos biológicos. Algumas pessoas eliminam mais ácido úrico pela pele e isso causa oxidação na peça. Em si, o ácido úrico não apresenta riscos aos indivíduos, desde que em níveis controlados. Mas, quando ele é secretado juntamente com o suor, promove um processo básico de corrosão.

Bicarbonato de Sódio: o bicarbonato de sódio é conhecido por sua eficácia de limpeza em diversos produtos diferentes. Se você quer saber como limpar bijuterias usando apenas bicarbonato de sódio, basta fazer uma massa consistente do produto com água e esfregar suavemente.

O zinabre pode ser removido com álcool isopropílico ou desengripantes com ação de limpeza profunda.

Basta despejar um pouco de vinagre no objeto e deixá-lo por algumas horas (ou, se possível, 48h em imersão). Depois, utilize um pano, escova de dente velha ou esponja macia para remover a sujeira. Esse processo pode ser repetido quantas vezes for necessário.