Porque a ultrassom dá uma data diferente?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Porque no ultrassom dá uma data diferente da calculada pela menstruação? É natural que exista uma pequena diferença entre a idade gestacional calculada pelo ultrassom e aquela determinada pelas medidas do bebê. Nem todo mundo cresce exatamente na média.

Em linhas gerais podemos dizer que no primeiro trimestre da gravidez a margem de erro é de até uma semana. Já no segundo trimestre podemos esperar até 2 semanas de margem de erro. E no fim da gravidez, durante o terceiro trimestre, o erro pode ser de até 3 semanas.

A idade gestacional não é a idade embriológica real do feto, mas é o padrão universal entre obstetras e neonatologistas para discutir a maturação fetal. Idade embriológica é o tempo decorrido desde a data da concepção até a data do parto e é 2 semanas menor que a idade gestacional.

O único exame confiável para a descoberta da idade gestacional é a ultrassonografia, e o ideal é realizá-lo entre 8 e 12 semanas para uma maior precisão.

Esta regra foi desenvolvida pelo obstetra alemão Franz Carl Naegele. Basicamente o que a regra ensina é que para determinar a data provável do parto você precisa saber a data da última menstruação da mulher, aí basta somar 7 no número do dia e subtrair 3 no número do mês.

  1. Para descobrir como saber o dia exato que engravidei é preciso conhecer o ciclo menstrual.
  2. É possível calcular o dia da concepção de algumas formas estimadas.
  3. É possível calcular a gravidez por semanas a partir da data da última menstruação.
  4. Existem calculadoras onine para como saber o dia exato que engravidei.

A razão principal da dificuldade de acertar o dia do parto é o fato do nascimento poder acontecer entre as semanas 38 e 42 de gravidez. Ou seja, existem quatro semanas de margem de erro, apesar de que normalmente o obstetra conseguirá chegar bem mais próximo do dia exato.

Esta variação será a mesma até o fim, ou seja, com 30 semanas a variação de 8% poderá ser mais ou menos 2 semanas e meia. Portanto, é normal que, ao fazer um ultrassom, o resultado não seja exatamente aquela idade que o seu bebê tem.

O cálculo da idade gestacional é feito em semanas para poder ser mais preciso para as gestantes, família e profissionais da saúde. Isso porque os meses apresentam uma quantidade variável de dias. Por exemplo, fevereiro possui 28 dias (29, nos anos bissextos), junho, 30.

Terceiro trimestre
Se aproximando do momento da chegada do bebê, nessa última fase já é possível vê-lo e avaliá-lo por completo no monitor. O ultrassom obstétrico é realizado, geralmente, na 34ª semana de gestação, também por via abdominal.

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Como eu já disse no outro vídeo, o bebê pode nascer entre 38 e 42 semanas. Esse é aquele tempo em que a gente fica esperando com uma ansiedade gigante esse bebê chegar, e muitas vezes eles demoram. estão perto das 40 semanas, e a partir de 41 ou 42 semanas a gente tem mais alguns riscos associados sim.

Ultrassom dá para descobrir quem é o pai? Não, mas o ultrassom serve como um grande aliado para determinar quando o bebê foi concebido. Esse exame, se feito até a 10ª semana de gravidez, pode dar uma data bem precisa de gravidez. Quanto antes realizado, melhor e mais certeiro o cálculo.

O primeiro ultrassom, feito entre seis a dez semanas de gravidez, é considerado o método mais preciso para prever a data do nascimento. Os ultrassons que são feitos mais tarde não são tão precisos, e é por isso que a data do nascimento não deve ser alterada se já tiver sido definida no primeiro trimestre.

Fecundação no mesmo dia da relação sexual
Se a relação sexual ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode acontecer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.