Porque água gelada emagrece?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

A temperatura da água gelada é em torno de 4º C; a do corpo humano é cerca de 36º C. Então, quando você ingere o líquido gelado o corpo trabalha para aquecê-lo. “Esse processo, chamado termogênese, gera aumento de consumo de energia, ajudando assim a promover a queima calórica”, explica a nutricionista Natália Dourado.

3- Absorção de nutrientes e digestão
A água em temperatura morna também auxilia, e muito, o processo de digestão. A água em temperatura gelada causa o efeito contrário, ajudando a solidificar a gordura presente no alimento.

Água gelada
A nutricionista Márcia Loureiro, responsável pela Life Clínica, explica: “Estudos mostram que no frio o gasto calórico é maior, por conta da aceleração do metabolismo para manter a temperatura corporal alta.”

Adultos devem consumir 0,035 litro (35 ml) de água por quilo de peso, enquanto as crianças, em média 0,055 litro (55 ml) por quilo de peso. Por exemplo, uma mulher de 60 kg deve consumir 2,1 litros de água durante o dia, enquanto uma garota de 28 kg precisa ingerir pouco mais de 1,5 litro.

Pode até parecer contraditório, mas ingerir muita água não vai te fazer inchar. O seu corpo muitas vezes armazena água de modo a não ficar desidratado, mas se você está constantemente ingerindo o líquido, o seu corpo expulsa um pouco do estoque.

A sua ingestão excessiva pode levar a um quadro de hiponatremia, ou seja, a descida da concentração de sódio no sangue. De qualquer forma, o risco de sofrer de hiponatremia é baixo e, na maioria dos casos, a condição pode ser tratada e, desta forma, as situações perigosas são facilmente evitadas.

Consumir mais proteína
Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovos, são mais difíceis de serem digeridos do que hidratos de carbono e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. A recomendação é ingerir entre 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

Sim, apenas o fato de beber 500 ml de água em temperatura ambiente (22ºC) ou gelada pode queimar 50 calorias diariamente – o que se você pensar a longo prazo são 2,5 kg em um ano sem esforço algum. Se você tomar todos os copos de água do dia gelados, a queima calórica pode chegar a 200 kcal por dia.

Pode parecer estranho, mas usar o gelo ajuda também a reduzir a gordura abdominal. Isso porque sua temperatura baixa em contato com o corpo — que tem temperatura mais alta — faz a gordura queimar mais rapidamente. O ideal é colocar um saquinho com gelo sobre o abdômen por 15 minutos, num intervalo de 3 minutos.

A resposta é sim. Beber água ajuda a emagrecer. Logicamente não basta apenas passar o dia todo bebendo água para observar os resultados. Na verdade, a água mineral é uma parceira do organismo que se propõe a perder peso.

“Em jejum, ingerir água não contribui para o emagrecimento. O que funciona é manter-se hidratado em qualquer momento do dia. Isso porque quando ingerimos água, ocorrem diminuições no nosso hormônio antidiurético. O resultado disso é que urinamos mais, reduzindo, assim, a retenção de líquidos”, esclarece o especialista.

Os chineses acreditam que a água quente faz bem à saúde de um modo geral, e ajuda na digestão. Por isso eles bebem água quente entre as refeições, e em jejum, pela manhã, para desintoxicar. É claro que para nós brasileiros, beber água quente neste calor tropical nos faz suar só de pensar.

Ao contrário das bebidas industrializadas, as águas aromatizadas possuem poucas calorias, não contêm açúcar e são refrescantes, sendo indicadas também para quem está fazendo dietas de emagrecimento.

A ingestão de água, além de ajudar em uma noite tranquila de sono, é uma das melhores formas de recuperar nutrientes e minerais no corpo. Durante o sono, a água presente no corpo lubrifica os músculos e articulações, beneficiando os hormônios e aumentando seu nível de energia.

Para se manter hidratado, limpar o organismo e evitar complicações de saúde, não basta beber água apenas quando temos sede e compensar tomando grandes quantidades, pois isso pode sobrecarregar o corpo. "A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia.

Não existe uma hora especificamente ideal. Devemos nos hidratar ao longo de todo o dia, sempre que possível ou quando sentirmos sede. Entretanto, recomenda-se beber água em alguns momentos: pela manhã, antes das refeições, quando sentir fome, antes e depois de se exercitar e quando se sentir doente ou cansado.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

7 truques para secar a barriga

  1. Opte por pequenas refeições. Ivie revela que comer de 5 a 6 refeições menores por dia (não muito calóricas) ajuda a acelerar o metabolismo. ...
  2. Elimine gorduras e doces. ...
  3. Beba bastante água. ...
  4. Foque nas fibras. ...
  5. Use a abuse das proteínas. ...
  6. Leve de marmita. ...
  7. Limão em jejum.

Comece o exercício sentando-se no solo com as pernas estendidas e os braços ao longo do corpo. Em seguida, dobre os joelhos e traga as pernas na direção do peito. Depois, dobre os cotovelos e coloque os braços na frente do peito, de forma que as palmas das mãos estejam se tocando.

Um cálculo recomendado pelos especialistas é ingerir 35ml de água por cada quilo. Assim, a quantidade de água ingerida se aproxima mais da sua necessidade individual. Exemplo: Uma pessoa que pesa 65 quilos deve tomar aproximadamente 2,27 litros de água por dia.

O cálculo feito é 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada pessoa. Exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos).