Quem canta pode tomar água gelada?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Portanto, a água gelada não entra em contato com as cordas vocais, não podendo agir diretamente lá. Tem gente que deve estar pensando: “Nossa, mas sempre quando eu bebo gelado, eu fico um pouco rouco”. Então, a explicação não é de que o gelado está fazendo mal para as suas cordas vocais.

Bebidas alcoólicas: o efeito anestésico causa maior abuso vocal e prejuízos posteriores à pregas vocais. Cafeína em excesso: pode levar à desidratação corporal e das pregas vocais. Condimentos: podem aumentar a acidez estomacal, provocar refluxo, que agride muito a mucosa.

O álcool disfarça e inibe a dor nas pregas vocais, e faz com que a gente force mais ainda na hora de cantar. Ela resseca também o muco que reveste a estrutura vocal, o que faz aumentar aquele som ríspido da voz. O álcool faz mal à voz, e por isso, deve ser evitado, principalmente antes de cantar.

Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz.

Deve-se evitar ingerir alguns alimentos antes do uso excessivo da voz: chocolate, leite e derivados, café, refrigerante, alimentos gordurosos; e preferir alimentos que possam auxiliar na saúde do trato vocal como, por exemplo, as frutas cítricas, maçã, além do consumo adequado de água.

Para limpar sua voz, beber água duas horas antes de cantar ajuda a hidratar e lubrificar suas cordas vocais. A lubrificação que a água traz ajuda a prevenir irritações, para que sua voz fique pronta para brilhar. Só beba água em temperatura ambiente antes de cantar.

Desaquecendo a voz
Depois de cantar, você deve fazer alguns exercícios que ajudem a relaxar o corpo e a trazer a voz para o estado normal. Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes: Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”. Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações.

Tenha uma noite de sono para cantar bem
Dormir bem é a solução para recuperar a energia e descansar as pregas vocais! Por quê? Quando você dorme, não precisa forçar as cordas vocais, tornando a noite de sono em um dos momentos mais benéficos para quem precisa usar a voz constantemente.

Alguns hábitos, como gritar, forçar um tom de voz diferente do habitual, uso de tabaco, uso de álcool, uso excessivo da voz sem aquecimento, má alimentação e baixa ingestão de água, também estimulam o desenvolvimento da presbifonia.

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

Você também deve evitar bebidas e alimentos muito frios, como sorvetes e outros, antes de cantar, uma vez que já foi demonstrado que esses alimentos podem fazer sua garganta ficar irritada.

A água é importante porque hidrata a laringe e, dessa maneira, diminui os riscos de lesão nas cordas vocais. Já a maçã tem ação adstringente, que ajuda a limpar a boca e a faringe, melhorando a ressonância da voz e facilitando sua projeção.

A ingestão excessiva de bebidas alcoólicas provoca irritação do trato vocal. O consumo em excesso diminui o controle da voz, irrita os tecidos da laringe e aumenta a chance de abusos vocais.

A cafeína e o calor do café ressecam as cordas vocais, o mesmo efeito dos cigarros, e também podem causar acidez no estômago e azia. Evite tomar café pelo menos 4 horas antes de cantar, e tome bastante água para diluir a cafeína. Seja um grito ou um sussurro, esses dois podem afetar sua voz.

Sobre o consumo do ovo cru, a fonoaudióloga explica que esse alimento possui propriedades anti inflamatórias, mas não há nada na literatura que comprove a eficácia do consumo de ovo para quem deseja cantar bem. A Fonoaudiologia é uma ciência que estuda a fala e a audiologia.

Não fumar, não beber, não usar drogas, evitar falar ou cantar quando estiver resfriado, evitar gelado, fazer exercícios físicos bem como os de articulação específicos para voz (pois as cordas vocais são músculos a serem trabalhados), não cochichar, não comer chocolate e derivados de leite antes de cantar (engrossam a ...