É verdade que água gelada emagrece?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Quando ingerimos água bem gelada, isto é, com menos de 5 graus, o estômago tem que gastar energia para aquecer a água e deixá-la perto da temperatura corpórea, que é de 36,5 graus, mais ou menos. Por isso água MUITO fria nos faz gastar energia. Mas não emagrece.

É importante notar que dizer que beber água gelada engorda é um equívoco. Água gelada, comidas frias como vegetais crus e coisas como sorvete podem fazer o estômago desacelerar e fazer as veias do estômago se contraírem. Essa contração, enquanto momentânea, ainda pode fazer com que a digestão se desacelere.

Ao ingerir água gelada, nosso corpo queima calorias, levando-a ao equilíbrio térmico com o corpo em uma temperatura de aproximadamente 37 ºC. Dessa forma, é natural imaginar que a ingestão de água gelada auxilie na perda de peso, mas esse conceito está errado.

A sua ingestão excessiva pode levar a um quadro de hiponatremia, ou seja, a descida da concentração de sódio no sangue. De qualquer forma, o risco de sofrer de hiponatremia é baixo e, na maioria dos casos, a condição pode ser tratada e, desta forma, as situações perigosas são facilmente evitadas.

Algumas dicas de como perder a gordura abdominal envolve a ingestão de chá verde, a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e saudável, inclusive com alimentos ricos em fibra e termogênicos, além da realização de massagens na barriga com cremes redutores.

Existe um cálculo simples para ter uma medida mais exata, que considera que devemos tomar 35 ml de água para cada quilo que pesamos. Assim, uma pessoa com 60 kg deveria tomar 2,1 litros por dia (pois 60 x 35 = 2.100), enquanto uma pessoa de 70 kg precisa de 2,5 litros.

"Para emagrecer de forma saudável e eficiente, é necessário mudar hábitos alimentares. Ou seja, comer a quantidade certa de nutrientes que seu organismo necessita. Comer comida de verdade, como hortaliças, frutas, grãos e carne", recomenda.

Uma das funções da água parece ser aumentar o metabolismo e auxiliar na queima de calorias. Portanto, beber água emagrece sim. A água também tem papel importante no funcionamento correto de vários processos que contribuem para o emagrecimento.

3- Absorção de nutrientes e digestão
A água em temperatura morna também auxilia, e muito, o processo de digestão. A água em temperatura gelada causa o efeito contrário, ajudando a solidificar a gordura presente no alimento.

Pode até parecer contraditório, mas ingerir muita água não vai te fazer inchar. O seu corpo muitas vezes armazena água de modo a não ficar desidratado, mas se você está constantemente ingerindo o líquido, o seu corpo expulsa um pouco do estoque.

Os benefícios da ingestão de água em jejum podem ir muito além de purificar e eliminar as toxinas do organismo. Isso porque a água também pode funcionar como um alarme para o metabolismo, aumentando a queima calórica durante todo o dia em até 25%. Além disso, ao encher o estômago de água, há a inibição do apetite.

Consumir mais proteína
Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovos, são mais difíceis de serem digeridos do que hidratos de carbono e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. A recomendação é ingerir entre 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Um cálculo recomendado pelos especialistas é ingerir 35ml de água por cada quilo. Assim, a quantidade de água ingerida se aproxima mais da sua necessidade individual. Exemplo: Uma pessoa que pesa 65 quilos deve tomar aproximadamente 2,27 litros de água por dia.

Não existe uma hora especificamente ideal. Devemos nos hidratar ao longo de todo o dia, sempre que possível ou quando sentirmos sede. Entretanto, recomenda-se beber água em alguns momentos: pela manhã, antes das refeições, quando sentir fome, antes e depois de se exercitar e quando se sentir doente ou cansado.

Pouco carboidrato e porções generosas de peixe, azeite e amêndoa. Essa combinação vai estimular seu corpo a queimar os últimos estoques de gordura. Se você não consegue livrar a área daquela gordura teimosa que esconde o resultado dos seus abdominais, vale arriscar, por dois dias, uma dieta mais radical.

Chá-verde

1. Chá-verde. O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Como os rins só conseguem produzir um máximo de 600 ml de urina por hora, caso o indivíduo por algum motivo resolva consumir 5 litros de líquidos de uma só vez, a quantidade de água excessiva irá se distribuir nas células, provocando inchaço das mesmas em uma quadro potencialmente fatal chamado intoxicação por água.

Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.