Porque as abelhas não podem voar na chuva?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

As abelhas aguentam uma enorme amplitude de temperaturas, mas não podem molhar-se. Para uma colmeia a humidade pode ser muito prejudicial. Como as abelhas não voam na chuva, a alimentação é também um fator de sobrevivência.

Quando chega o inverno, as abelhas ficam recolhidas no ninho, mas isso não quer dizer que estão hibernando. Elas se juntam ao redor da rainha, formando uma bola. Neste momento, as operárias batem suas asas, produzindo calor para aquecer o corpo.

As abelhas são insetos de hábitos diurnos, não existe indicação para manejo delas durante o dia, ainda mais em ambiente urbano, onde um enxame provocado pode atingir uma área de duas a quatro quadras. Durante a noite elas estarão mais "calmas" por causa de seus hábitos eminentemente diurnos.

A principal hipótese dos cientistas é que essas abelhas desenvolveram o hábito noturno como fuga de competidores por recursos florais durante o dia e também como forma de evitar inimigos naturais mais comuns no período diurno, como os parasitas de seus ninhos.

A enxameação normalmente ocorre durante a primavera ou início do verão (abril – junho). Em poucas palavras, a rainha, acompanhada de um número de operárias deixam o apiário em busca de um novo ninho.

A rainha pode morrer acidentalmente durante um manejo de rotina do apicultor. Quando o seu desempenho é considerado insatisfatório, devido à diminuição do potencial reprodutivo pela idade avançada e doenças, as próprias operárias podem matá-la.

A ação das abelhas no meio ambiente também colabora para a preservação das matas nativas, já que 85% das plantas de matas e florestas são polinizadas por esses insetos. Na Mata Atlântica, por exemplo, 90% das espécies vegetais são polinizados por abelhas.

Ao buscar alimento nas flores, o pólen gruda facilmente nos pelos da abelha e, assim, ela transporta esse pólen para a parte feminina de outras flores, polinizando-as.

As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras (branca e amarela – as flores vermelhas como a rosa, são mais atrativas para pássaros) e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.

Esses insetos podem ser atraídos por flores ou outras plantas aromáticas que você tenha no jardim ou dentro de casa. Às vezes, outras substâncias doces, como frutas, alimentos, caldo de cana, sucos e refrigerantes, também acabam atraindo a atenção das abelhas.

A abelha jataí (Tetragonisca angustula) é uma espécie sem ferrão, dócil e de fácil manejo, mas que curiosamente possui um sistema sofisticado de reconhecimento, a ponto de impedir de modo agressivo a entrada no ninho de companheiras expostas a fungos que podem contaminar a colônia.

O forte calor e o desmatamento na zona rural faz com que os enxames de abelhas migrem para área urbana em busca de locais mais frescos para construírem suas colmeias, por isso é comum o aumento de incidentes com abelhas nesta época do ano. O Calor também deixa as abelhas mais agitadas e agressivas.

"As abelhas africanizadas respondem mais rapidamente à perturbação da colônia, e em maior número, com mais ferroadas", concluíram pesquisadores em 1982. A descoberta foi repetida em vários estudos posteriores.

As abelhas mais jovens dormem menos, enquanto as mais velhas descansam de 30 minutos a uma hora e meia por noite, tirando pequenos cochilos de 15 a 30 segundos ao longo do dia.

oito horas

O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.

As operárias geralmente elegem simultaneamente mais de uma larva para suceder o trono. Quando elas nascerem, haverá uma competição mortal para elas. Elas irão lutar entre si e a vencedora será eleita para reinar a colônia. A principal arma utilizada na disputa pelo trono entre as rainhas é um jato de fezes.

Em geral, as operárias, em períodos de floradas vivem até cerca de 42 dias de idade, iniciando sua vida de campeira a partir de 20 dias após seu nascimento.

Dentro de um prazo de no máximo uma semana elas sairão do local seguindo seu destino. Caso esteja em local que precise de acesso ou tenha presença de crianças e animais presos, é necessário contatar um profissional para remoção do enxame”, alerta o comandante.

A vida das abelhas operárias começa a diminuir quando elas começam a sair da colméia. A vida média das abelhas operárias no verão é de 40 dias, mas se considerar os dias de chuva que permanecem na colméia, o trabalho delas lá fora é de apenas 10 dias.

6. Se nascem duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. 7. A abelha rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio.

Preço de venda: Abelha rainha fecundada, acondicionada em gaiola de transporte: R$ 38,00.