Porque Guaraná Jesus?

Perguntado por: lsalgueiro9 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A história do Guaraná Jesus tem semelhanças com a da própria Coca-Cola. Assim como o refrigerante criado em Atlanta, nos Estados Unidos, em 1886, a bebida cor-de-rosa também foi inventada por um farmacêutico: Jesus Norberto Gomes. Sim, daí vem o nome que ficou tão famoso!

Comer uma fatia de bolo ou uma tapioca com Guaraná Jesus no lanche da tarde é como abocanhar um pouco da cultura do estado. Apesar de ter sido um produto exclusivo de alguns estados do Nordeste, a fama do refrigerante fez com que a bebida virasse queridinha também em outras regiões do país.

Em 1980, a família de Jesus decidiu vender a marca para a antiga Companhia Maranhense de Refrigerantes, que era franqueada pela Coca-Cola Brasil. A famosa empresa de refrigerantes acabou adquirindo os direitos da bebida maranhense em 2001.

Entre os ingredientes do refrigerante estão extratos de guaraná, cafeína, teofilina e teobromina. Principalmente no Maranhão, o sucesso do Guaraná Jesus atravessou gerações e se tornou, atualmente, um dos símbolos da cultura daquele Estado.

Descrição do produto
Ingredientes: Água gaseificada, açúcar, extrato de guaraná, acidulantes ácido cítrico e ácido tartárico, aroma sintético idêntico ao natural, conservadores benzoato de sódio e sorbato de potássio, sequestrante edta cálcio dissódico, corantes artificiais amaranto e amarelo crepúsculo FCF.

A lenda do Guaraná tem origem na região norte do Brasil e é uma das mais populares do nosso folclore. O guaraná é um fruto originário da Amazônia. Segundo a lenda folclórica da região, ele é originalmente os olhos de um indiozinho que foi mordido por uma serpente quando estava apanhando frutos na floresta.

Foi descoberto em 1821 por Humboldt em contato com tribos indígenas que viviam na Amazônia, município hoje chamado de Maués. Os índios consideravam o guaraná sagrado e utilizavam a pasta como remédio. Os frutos do guaraná são pequenos e vermelhos, apresentam-se em cachos.

1772 – O químico inglês Joseph Priestley criou uma forma de gaseificar a água, injetando gás carbônico na água mineral. 1871 – Surge a indústria do refrigerante propriamente dita, nos Estados Unidos, com o lançamento do primeiro refrigerante com marca registrada, a Lemon's Superior Sparkling Ginger Ale.

Efeito revigorante da cafeína
Muito além, o guaraná tem um perfil antioxidante: é rico em catequinas, saponinas, teobromina e taninos. Isso o torna uma bebida tão popular e relacionada à energia, pois contém cafeína 4-6 vezes mais eficaz do que a encontrada em grãos de café.

Com o domínio de 21,3% do mercado de refrigerantes no Maranhão, o guaraná Jesus, produzido pela Coca-Cola, há anos vem desbancando marcas tradicionais como Fanta, Sprite, Pepsi e os concorrentes diretos Kuat e guaraná Antarctica. O Jesus só circula, por enquanto, no Maranhão e em parte do Tocantins.

Sem surpreender a Coca-Cola foi a marca mais lembrada espontaneamente por 67% dos entrevistados. A marca também fica no topo das preferidas. Coca-Cola, Guaraná Antarctica e Fanta Laranja foram as marcas mais consumidas nos últimos 12 meses.

De cor rosa, com sabor doce e peculiar de cravo e canela, o Guaraná Jesus é um refrigerante típico do Maranhão e ícone do Estado nordestino. A bebida agora também estará disponível para cidades de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, a partir deste mês.

1- O Guaraná Jesus é um produto genuinamente maranhense e até bem pouco tempo possuía a categoria reserva de mercado - RM. Ou seja, não poderia ser comercializado oficialmente, fora do estado do Maranhão.

A Ambev, empresa que é dona do Guaraná Antarctica, decidiu "agir" em um anúncio nas redes sociais e provocar a criação da Fanta Guaraná, produto da rival Coca Cola. “Vem aí um novo Guaraná!

Asa Griggs Candler

Asa Griggs Candler foi um magnata dos negócios que fez a maior parte de sua fortuna comprando a fórmula da Coca-Cola. Ele também serviu como prefeito da cidade de Atlanta, Geórgia, Estados Unidos de 1916 a 1919.