Porque Indetectavel não transmite?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Estudos comprovam a teoria de que HIV indetectável se torna intransmissível. Se uma pessoa vivendo com HIV/Aids está em tratamento antirretroviral, o vírus torna-se indetectável. A partir disso, estudos recentes mostram que a doença, ao ser indetectável, também se torna intransmissível.

Quanto tempo leva para a carga viral ficar indetectável? Este tempo costuma variar de 12 a 24 semanas.

O vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas (sem camisinha) com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV, pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como agulhas, alicates, etc., de mãe soropositiva, sem tratamento, para o filho durante ...

A nota informa gestores, profissionais da saúde, sociedade civil e população geral, que as pessoas vivendo com HIV/aids com carga viral indetectável há pelo menos seis meses e boa adesão ao tratamento tem um risco insignificante de transmitir o vírus pela via sexual.

Se a pessoa que vive com HIV estiver em adesão ao tratamento antirretroviral, ela pode ficar com a carga viral indetectável. Diversos estudos têm demonstrado que, nesses casos, com a carga viral indetectável, a pessoa soropositiva reduz a quase zero suas chances de transmitir o vírus.

As razões mais comuns na prática são a irregularidade nas tomadas ou resistência viral.

Os valores normais de CD4 costumam ficar entre 500 e 1500 células por mm³. Existe, mesmo antes da infecção pelo HIV, uma grande variabilidade individual: algumas pessoas tem valores mais altos da célula e outras valores mais baixos. Mas em geral podemos dizer que contagens acima de 500 células por mm³ são boas.

O tratamento do HIV é realizado a partir do uso de medicamentos antirretrovirais, que impedem justamente o processo de replicação viral no organismo humano. Ao bloquear a produção de novas cópias do vírus, os medicamentos agem na redução da carga viral no sangue.

Pessoas com carga viral indetectavel podem doar sangue? Não podem, pois o teste de triagem vem positivo (teste rápido HIV), e a possibidade de transmissão ainda existe.

Alguns alimentos que NÃO devem fazer parte da dieta de uma pessoa soropositiva são:

  • Produtos lácteos gordurosos como leite, iogurte, manteiga, margarina e queijos;
  • Carnes gordurosas;
  • Embutidos;
  • Açúcar branco;
  • Refrigerantes;
  • Café e chás durante as refeições;
  • Bebidas alcoólicas;

Pode ter relações sem medo
O tratamento com os antirretrovirais proporcionam uma vida longa e saudável a pessoa portadora do vírus HIV. Podendo também zerar seu risco de transmissão do vírus para seus parceiros (as). Podendo então manter relações normalmente sem correr o risco do contágio.

A expectativa de vida para um paciente de 20 anos de idade que começou a terapia antirretroviral depois de 2008, com baixa carga de vírus, é de 78 anos de idade - bem similar à do resto da população saudável.

Ser soropositivo é ter sido infectado pelo HIV. Desde já, é importante destacar que ter HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.

Comprar além da conta: como saber se virou doença? Isso tudo pode transmitir o HIV de uma pessoa para outra. Agora, encostar na rua, dividir copo, talheres, toalha, sabonete, nada disso transmite o vírus HIV, pode ficar tranquila.

Rash da infecção aguda pelo HIV: manchas vermelhas na pele que ocorrem 48 a 72 horas após o início da febre e costumam durar entre 5 e 8 dias. O rash costuma se apresentar como lesões arredondadas, menores que 1 cm, avermelhadas, com discreto relevo e distribuídas pelo corpo, principalmente no tórax, pescoço e face.

Segundo um estudo do Instituto Japonês de Doenças Infecciosas, a carga viral da ômicron atinge seu pico de três a seis dias após a infecção.

Sou HIV+ o que devo comer pra ganhar pesa e manter me mais forte? A sua conduta visa o aumento da imunidade e para ganho de massa muscular e aumento de peso é necessario o aumento da densidade calorica das suas refeições.

O uso de bebidas alcoólicas com o uso de antirretrovirais pode sim atrapalhar o tratamento. O estudo destes medicamentos deve ser cuidadoso e orientações inadequadas podem causar problemas. O álcool deve ser usado com muita moderação junto com antivirais.

Outra possibilidade é a de carga viral indetectável, ou seja, a quantidade de vírus dentro do corpo é muito baixa, não sendo apontada em exames e testes. Isso é um sinal positivo, pois indica que, mesmo vivendo com HIV, o paciente está mais seguro contra seus sintomas.

Segundo Elenice Morales, Coordenadora do GENA, a quantidade de seis a dez vezes a dose de vitaminas B e C pode não ser aceita pelo rim do portador do HIV/AIDS. “Até agora não recomendamos essa dosagem em nenhum caso, pois eles já tomam diariamente as drogas anti-retrovirais”, explicou.