Porque índio e ofensivo?

Perguntado por: emorais9 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

“'Índio' é ofensivo, pois foi o nome dado pelos invasores e nega o que somos. Como diz Daniel Munduruku, a palavra 'índio' é uma ficção que foi introduzida na mente dos brasileiros pelo sistema oficial de ensino. É uma palavra que não diz quem somos, mas o que as pessoas acham que somos”, relata ela.

Invasão dos territórios indígenas
Historicamente os territórios dos povos originários são invadidos, saqueados e destruídos. Nos últimos anos essas áreas tradicionais vêm sofrendo ameaças com a crescente especulação imobiliária. Com isso, há um aumento de conflitos e luta pela sobrevivência de diversas comunidades.

A população indígena é vítima de um apagamento histórico dos seus valores culturais, da violência contra seus povos e da dificuldade de acesso aos seus direitos, assegurados por lei.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba. Na região do Xingu, no Mato Grosso, diversos povos diferentes, como os Mehinako, os Kuikuro, os Kalapalo e os Kawaiwete, usam variações dessa palavra.

O termo "índio" é inadequado porque é uma generalização, que iguala todos os povos desrespeitando as diferenças culturais em geral, além de ser um erro causado pelo olhar do Europeu colonizador, que achou que tinha chegado à Índia.

Quando falamos de religião indígena estamos falando de Xamanismo. Os povos indígenas foram considerados no decorrer da história como povos sem crenças que não possuíam Deus ou deuses, ou até ídolos, não possuíam religião alguma. Os índios possuíam uma noção da existência de uma força, de um Deus superior a todos.

Os povos indígenas costumam utilizar redes ou esteiras para dormir. O mais comum é que utilizem redes, mas alguns fazem o uso da esteira que fica posicionada no chão e as vezes coberta com algum tipo de folha, palhas e até tecidos produzidos por eles mesmos.

Principais alimentos tradicionais dos índios brasileiros:
Frutas, verduras, legumes, raízes, carne de animais caçados na floresta (capivara, porco-do-mato, macaco, etc), peixes, cereais, castanhas.

O processo social de povoamento do Brasil foi marcadamente caracterizado pelo preconceito contra os Povos Indígenas desde o primeiro contato com o elemento não indígena, cuja relação sempre se mostrou desastrosa, seja pelas doenças infectocontagiosas trazidas de além-mar, seja pela apropriação de suas terras, seja pela ...

No Brasil, a desigualdade étnica acompanhou o processo de colonização, de forma extremamente violenta (violências física e simbólica), que são sofrida pelos povos indígenas até hoje. Como exemplos dessa desigualdade étnica em relação aos povos indígenas no Brasil, podemos citar a não demarcação das terras indígenas.

Para além dos desafios territoriais, os povos indígenas enfrentam, ainda nos dias de hoje, problemas com racismo, preconceito, violação aos direitos das mulheres indígenas, falta de acesso à saúde e serviços públicos, além da alimentação escassa e pobre em nutrientes.

"Quanto à questão da saúde, o governo brasileiro trata os indígenas como subcidadãos. A saúde indígena está na mão de ONGs, quer dizer, é uma ONG que contrata médicos, enfermeiros e assistentes. Na educação, as escolas estão precárias e os professores indígenas recebem muito mal.

As lideranças e representantes da sociedade civil organizada que apóiam a causa dos índios denunciaram que a violência e o avanço do agronegócio e empreiteiras sobre as áreas desses povos continuam a ser um problema frequente em diversos pontos do país, causando morte, fome e pobreza.

Os povos indígenas contemporâneos estão espalhados por todo o território brasileiro. Vários desses povos também habitam países vizinhos. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo.

Os índios tupis chamavam os portugueses de peró e os franceses de mair, palavras cujo significado permanece controverso.

ABYA YALA, na língua do povo Kuna, significa Terra madura, Terra Viva ou Terra em florescimento e é sinônimo de América.

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. Segundo o Dicionário Aurélio, "caboclo" procede do tupi kari'boka, que significa "procedente do branco".

Por que os povos indígenas valorizavam e respeitavam muito a natureza? Culturalmente, a natureza representa para os indígenas muito mais do que um meio de subsistência. Representa o suporte da vida social e está diretamente ligada aos sistemas de crenças e conhecimentos, além de uma relação histórica.

5- Por que o velho índio se recusou a seguir adiante? R.: Ele se recusou a seguir pois preferiu aquietar-se na tapera.