Porque jazz é bom?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Para mim, jazz é música de grandes possibilidades, de emoções fortes e significados profundos. Música capaz de falar contigo quando você mais precisa. Espiritualmente elevada. É música que vem direto da alma.

O jazz é um estilo musical que nasceu nos EUA na região de Nova Orleans no final do século XIX e início do século XX. Tendo como berço a cultura afro-americana, o jazz possui ritmo não linear e sua maior marca é a improvisação. Com o passar dos anos, muitos sub-gêneros surgiram dessa mesma raiz.

Hoje em dia, o jazz é visto erroneamente por muitos como algo elitista, talvez por que essa cultura tenha sofrido apropriação na medida que foi se popularizando. Entretanto, é preciso lembrar que o jazz é sinônimo da luta pela liberdade e abolição da escravatura, fazendo parte de nossas origens.

Surgiu por volta do início do século XX, tendo como foco principal a cultura e criatividade das comunidades negras, sendo esses grupos os precursores do estilo. Começou a se desenvolver a partir da mistura de algumas tradições religiosas, principalmente a afro-americana.

Os que afirmaram gostar de jazz demonstraram ser mais extrovertidos, intuitivos, perceptivos e assertivos. No entanto, ficaram divididos entre ser racional ou sentimental. Já os amantes da música clássica são mais introvertidos, intuitivos, racionais, julgadores e assertivos.

Enquanto o jazz pode ser de difícil definição, improvisação é claramente um dos elementos essenciais. O blues mais antigo era habitualmente estruturado sob o repetitivo padrão pergunta e resposta, elemento comum em músicas tradicionais.

As 5 maiores composições da história do jazz

  • 1- Take Five, Dave Brubeck (1920 — 2012)
  • 2- So What, Miles Davis (1926 — 1991)
  • 3- Take The A Train, Duke Ellington (1899 — 1974)
  • 4- Round Midnight, Thelonious Monk (1917 — 1982)
  • 5- My Favorite Things, John Coltrane (1926 — 1967)

É a música da improvisação e da criação coletiva. Na sua essência, a liberdade e a abertura permitem que seja adotado por culturas de todo o mundo, enriquecidas pelas tradições musicais e pelas notas particulares de cada uma delas.

Ae Dfideliz explica essa do "Jazz pra minha alma.." vc já mostrou na faixa Micaela que a sua avó que te ensinou oque é jazz, e... — O jazz significa minha vó, e a paixão que tenho pelo estilo de musica, então quando digo “jazz pr...

A maior influência do jazz foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros. A primeira forma de jazz foi o swing, criado por Falcon durante a década de 1930, quando o jazz era bastante popular.

Por volta dos anos 1897 e 1917 o Jazz se expandiu em Nova Orleans, cidade do estado da Louisiana, que na época era uma cidade própria para o surgimento e formaão desse estilo musical pois, concentrava diversidades étnicas e cultural.

A origem da palavra Jazz: Vigor, Dança e Beisebol
Alguns historiadores relatam que a palavra tem origem na África Ocidental e significa “coito”, ou que sua origem está na palavra “Jaíza” da cultura Haúsa (povo que se encontra no que é hoje o norte da Nigéria) que significa “o som de tambores distantes”.

Essas são algumas das principais características do jazz, estilo musical criado no início do século XX no Mississippi e em New Orleans. A popularização, no entanto, aconteceu em Nova York, hoje considerada a capital mundial do jazz.

Primeiramente, saiba que a cultura africana e sua mescla de ritmos influenciou diretamente a criação do jazz. Na época da escravatura nos Estados Unidos, a música era a forma que o povo africano tinha de se expressar.

Pai do jazz, trompetista Hugh Masekela morre aos 78 anos.