Quem trouxe o jazz para o Brasil?

Perguntado por: egois . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Conclusões: Nos registros da histórias do Jazz no Brasil, nomes como Roseli Rodrigues, Vilma Vernon, Marli Tavares e Joyce Kerrmann são colocadas no papel de precursoras do estilo no país e como formadoras de novos disseminadores da cultura ao longo dos anos.

Estados Unidos

Olha, o jazz surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans, nos Estados Unidos. O ritmo que mais influenciou esse novo estilo foi o blues, que eram as músicas que os negros cantavam enquanto trabalhavam como escravos nas fazendas americanas.

Nomes importantes dessa época são: Bix Beiderbecke, Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Louis Armstrong, que nessa época, já era bastante reconhecido e ganhou o título de "rei do jazz".

O jazz influenciou muito a música moderna. Ele se desenvolveu muito no século XX, principalmente nas comunidades afro-americanas no sul dos Estados Unidos, graças à popularidade e energia do jazz, ele também foi absorvido por outros gêneros musicais, incluindo pop, rock e hip-hop.

Primeiramente, saiba que a cultura africana e sua mescla de ritmos influenciou diretamente a criação do jazz. Na época da escravatura nos Estados Unidos, a música era a forma que o povo africano tinha de se expressar.

Mundim (2005) coloca que os primeiros indícios da dança jazz no Brasil surgiram por volta das décadas de 30 e 40, com a difusão do sapateado em nosso país, no entanto foram os anos 60 que a impulsionaram e nos anos 80, aqui, foi considerada como a mais popular forma de dança.

Miles Davis

Sem o excêntrico e imprevisível trompetista, a história da música americana seria totalmente outra. Há 25 anos morria Miles Davis, pioneiro e explorador, do be-bop ao pop.

Louis Armstrong

Louis Armstrong foi eternizado na música por seu pioneirismo no jazz, sendo o primeiro solista de trompete e dono de uma voz de barítono incomparável que lhe alçou nas paradas de sucesso da música popular norte-americana e internacional.

Mihaly Kertész Kaminer

Realizador húngaro, naturalizado norte-americano, de seu verdadeiro nome Mihaly Kertész Kaminer, nas... Nome de uma das grandes artérias da cidade de Nova Iorque.

Alguns historiadores relatam que a palavra tem origem na África Ocidental e significa “coito”, ou que sua origem está na palavra “Jaíza” da cultura Haúsa (povo que se encontra no que é hoje o norte da Nigéria) que significa “o som de tambores distantes”.

O jazz tem suas raízes na música negra americana pouco antes de 1850. A maior influência do jazz foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros. A primeira forma de jazz foi o swing, criado por Falcon durante a década de 1930, quando o jazz era bastante popular.

Essas são algumas das principais características do jazz, estilo musical criado no início do século XX no Mississippi e em New Orleans. A popularização, no entanto, aconteceu em Nova York, hoje considerada a capital mundial do jazz.

O trompetista Miles Davis foi escolhido o maior artista de jazz de todos os tempos em uma pesquisa recente feita pela BBC. Ícone da história da música, ele ficou na frente de outros grandes nomes, como Louis Armstrong, Ella Fitzgerald e John Coltrane.

Enquanto o jazz pode ser de difícil definição, improvisação é claramente um dos elementos essenciais. O blues mais antigo era habitualmente estruturado sob o repetitivo padrão pergunta e resposta, elemento comum em músicas tradicionais.