Porque Kiev é importante para Rússia?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

"A Ucrânia é a fronteira ocidental da Rússia. Quando os russos foram atacados pelo oeste durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, foi o território da Ucrânia que os salvou. Inimigos tinham que percorrer mais de 1,6 mil quilômetros para chegar a Moscou.

A Rússia voltou grande parte do seu foco na guerra para o leste da Ucrânia, com o objetivo de 'libertar' a região. A Rússia retirou tropas da região de Kiev e mudou grande parte do foco da guerra para o leste da Ucrânia, após uma série de derrotas perto da capital.

A região de Donbass era escassamente povoada até meados do século 19. Depois, tornou-se o centro mais importante da industrialização russa por causa de seus depósitos de carvão.

A Rússia invadiu a Ucrânia com o propósito de manter sua zona de influência na porção oriental do território europeu. Um dos objetivos da ação russa é evitar que a Ucrânia ingresse na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O povo russo é de origem eslava e são oriundos da Europa Central, das terras onde nascem os rios Danúbio, Elba e Vístula. A partir dessa região, eles migraram em direção ao leste, rumo às margens dos rios Dnieper, Prípiat e Desná. Os eslavos formavam um vasto grupo etno-cultural e linguístico de vários povos.

1 - Capacidade nuclear da Rússia
Segundo uma pesquisa do Instituto Internacional da Paz de Estocolmo (SIPRI) realizada em 2019, os russos possuem mais de 6 mil ogivas nucleares. Em números absolutos, o arsenal coloca a Rússia como o país com o maior total de armamentos nucleares, de acordo com o SIPRI.

Países como Cingapura, Tailândia e Mongólia têm contribuído às centenas de milhões de dólares em assistência humanitária que os países do Indo-Pacífico estão fornecendo à Ucrânia. Esses fundos ajudarão os ucranianos que permanecem no país, bem como os refugiados que fogem da guerra de Putin.

Hoje, se a guerra acabar, a Rússia tem vantagem, pois está com tropas em quatro territórios ucranianos. Mas a Ucrânia está construindo a possibilidade de, mais para frente, conseguir uma posição vitoriosa.

Putin disse que o objetivo russo é acabar com a guerra de forma diplomática. Publicado em 23 de dezembro de 2022, 08h32. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse na quinta-feira, 22, que a Rússia quer o fim da guerra na Ucrânia e que isso envolveria inevitavelmente uma solução diplomática.

Qual a preocupação da Rússia em relação à Otan? A Rússia quer evitar que a Otan se expanda até suas fronteiras, o que aconteceria caso a Ucrânia aderisse à aliança militar ocidental.

Entre as demandas do presidente russo estão a não aderência da Ucrânia à Otan, o desarmamento e a proteção da língua russa no país, o reconhecimento de territórios separatistas e da Crimeia e o processo chamado por ele de "desnazificação".

Interesse russo
O domínio de Mariupol é importante para Putin porque a cidade está a 10 km das áreas controladas pelos separatistas pró-Rússia.

As áreas controladas pelos separatistas em Donbass ficaram conhecidas como Luhansk e República Popular de Donetsk, mas o governo ucraniano em Kiev afirma que as duas regiões estão, na verdade, ocupadas pelos russos.

Além disso, o controle do porto em Mariupol permite uma conexão direta entre Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, e a região de Donbas, no leste, onde há territórios dominados por separatistas pró-Rússia.

A ocorrência de uma Terceira Guerra Mundial tem sido teorizada há muito tempo por diversos pesquisadores e analistas políticos que se dedicam ao estudo da conjuntura geopolítica, além de políticos e autoridades responsáveis pelas relações internacionais de seus respectivos países.

Por que Chernobyl interessa à Rússia? A localização da usina é estratégica por ficar um pouco abaixo da fronteira com a Belarus —aliada da Rússia na guerra— e a apenas 120 km de Kiev, capital da Ucrânia.

Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Montenegro, Macedônia do Norte, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, República Tcheca e Turquia.

O beijo fraternal socialista ou abraço fraternal socialista é uma forma especial de saudação entre os estadistas de países comunistas. Este ato demonstra a ligação especial que existe entre os estados socialistas.

Revolução de Outubro de 1917
Após meses de organização, os bolcheviques – apoiados pelo povo – derrubaram a República da Duma e instalaram o Conselho dos Comissários do Povo, presidido por Lenin. Começava, assim, a nova fase da Revolução Russa.

Continuar lendo Quem fundou Kiev?