Porque não devemos carregar o celular no quarto?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

No entanto, caso carregue o seu smartphone no quatro, este hábito poderá afetar a secreção de melatonina no corpo, o que pode então levar a algumas consequências, como obesidade e diabetes. O estudo indica que, no estado de standby, o valor da radiação eletromagnética do smartphone é de 2,3 miligauss.

30 a 40 cm

O ideal é manter a distância mínima de 30 a 40 cm. Como as luzes transmitidas pela tela do celular são semelhantes à luz do dia, o cérebro humano não é capaz de entender que a pessoa está dormindo. Com isso, o sono é prejudicado. A noite mal dormida resulta em um cansaço constante no período diurno.

Faz mal ir dormir e deixar o celular ligado na tomada? A resposta é não. Os aparelhos atuais, seja os iPhones ou os que rodam Android, já possuem recursos embarcados que cuidam do carregamento automaticamente.

Superaquecimento. Um dos maiores problemas de dormir com o celular embaixo do travesseiro, do cobertor ou até mesmo na mesa de cabeceira é o superaquecimento do aparelho. Os dispositivos não suportam temperaturas extremas, como calor ou frio intensos.

Atrasa o sono
Um dos principais motivos para não deixar o celular por perto durante a noite, nem mesmo antes de dormir, é a luz azul emitida pelas telas destes dispositivos. Ao ter contato com a iluminação, o corpo tem seu ciclo circadiano, ou relógio biológico, alterado.

A resposta é não. Se você tem o hábito de deixar o seu celular carregando a noite inteira, enquanto você dorme, pode ficar tranquilo. Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir.

Quanta radiação seu celular emite? O limite de 2,0 W/kg está dentro dos padrões internacionais — e mesmo os celulares que mais emitem radiação não ultrapassam esse valor. O site da Agência Federal Alemã de Proteção Contra Radiação (BfS) é uma fonte de consulta rápida ao SAR dos smartphones disponíveis no mercado.

Algumas recomendações contidas no guia californiano de como evitar exposição à radiação dos celulares são: deixar o aparelho longe do corpo, de preferência na bolsa ou mochila; usar fones de ouvido e autofalante, para evitar a proximidade do aparelho com o cérebro; preferir o envio de mensagens a ligações; evitar usar ...

Deixe o celular distante do corpo: ao falar, prefira a opção de 'autofalante' ou use um fone. Também é recomendado carregar o aparelho na bolsa e não junto ao corpo, já que o celular continua a emitir ondas quando está ligado. Prefira o envio de mensagens: isso diminui a exposição às ondas emitidas pelo aparelho.

Recomenda-se cortar o tempo de tela 1 hora antes de dormir, mas também há benefícios em interromper apenas 30 minutos antes de dormir.

3) TV, computador e rede elétrica: Se possível, evite colocar sua cama perto da Tv, Computador e rede elétrica no quarto. Estes pontos emitem Tensão Eletromagnética insalubres ao corpo humano. Mantenha a distância de pelo menos Um metro.

Não deixe o celular carregando debaixo de um travesseiro
Isso porque o aparelho naturalmente esquenta durante a carga e se não tiver ventilação adequada, pode superaquecer e causar problemas na bateria que geram risco à vida, como explosões. Quando for dormir, deixe o aparelho longe de você e de objetos inflamáveis.

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

Como a TV pode prejudicar a qualidade do sono? Um estudo feito nos Estados Unidos pela Johns Hopkins Medicine, revelou que dormir assistindo TV (ou até mesmo assistindo séries em computadores ou tablets) pode trazer prejuízos à qualidade do seu sono.

Atividades relaxantes que precedem o momento de dormir podem ser benéficas para a qualidade do sono. Tente tomar um banho, ler um livro, assistir à sua série favorita ou praticar exercícios relaxantes antes de se deitar. Mas permaneça longe de aparelhos eletrônicos por pelo menos 30 minutos antes de se deitar.

Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a dormir bem a noite toda.

  1. 1 - Evite telas e luzes. Evitar luzes é muito importante para que o corpo entenda que é hora de descansar. ...
  2. 2 - Prepare o ambiente. ...
  3. 3 - Evite a ingestão de líquidos perto da hora de dormir. ...
  4. 4 - Pratique um esporte. ...
  5. 5 - Evite distrações antes de dormir.

Não, você não precisa ficar longe do seu aparelho, simplesmente porque o celular não atrai raio. Apesar do medo de muitas pessoas, trata-se de um grande mito.