Porque não pode dormir de costas pra porta?

Perguntado por: acunha2 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Não durma com as costas e os pés para a janela ou para a porta. Há uma fuga de energia quando se está voltado para a porta. Nesta posição, você vai ter dificuldade de acordar e de levantar da cama.

Dormir de lado: de acordo com especialistas, essa é a melhor posição para dormir, pois a coluna fica alinhada e a respiração acontece de forma tranquila.

Dormir de porta fechada é mais seguro, segundo um estudo do Fire Safety Research Institute, citado pela Notícias ao Minuto. Trata-se de uma questão de segurança pública, avança o mesmo estudo, em caso de incêndio. A verdade é que dormir de porta fechada evita a propagação do monóxido de carbono.

A maioria das pessoas que dormem com a porta aberta o fazem porque erroneamente acreditam que é mais seguro. Contudo, isso é exatamente o oposto do que os bombeiros recomendam.

Cama debaixo da janela
O feng shui diz que o problema está no fato de que, quando dormirmos com uma janela aberta, podemos nos sentir desprotegidos ou vulneráveis. A solução mais comum é fechar a janela ou fechar as cortinas ou persianas. Só com essas atitudes teremos a sensação de proteção.

Dizem que não é bom dormir com as portas do guarda-roupa abertas e nem com os sapatos virados com a sola para cima, trás má sorte. Figa: Ter o símbolo de uma figa atrás da porta dá boa sorte.

Ora, a cada dia, ou seja, a cada 24 horas, o organismo (em repouso) vai consumir 15 X 24 = 360 litros de oxigênio. Ao final de 3 dias serão 1.080 litros. O quarto, que continua fechado e sem renovação de ar, terá 5.651 – 1.080 = 4.571 litros de oxigênio que corresponde a uma densidade de 16,93%.

Sonhar com porta aberta indica, literalmente, oportunidades no futuro. Em geral, todos temos curiosidade quanto ao que vai nos acontecer daqui para frente.

Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte. Voltando ao feng shui, os especialistas nesta prática de bem estar acreditam, também, que ter a cama nesta posição é desfavorável à circulação de energias.

Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

“Não se deve ter medo de janelas abertas, pois não se apanha resfriado especialmente na questão da temperatura, mas na presença de microrganismos como vírus ou bactérias, presentes no ambiente. Assim como, um choque térmico por diferenças bruscas de temperatura”, explica.

Nos quartos, tons de cinza são ótimas escolhas quando se trata de um clima calmo no ambiente, além dela, a azul, verde e amarelo e branco também são cores ótimas para trazer essa tranquilidade ao quarto.

De certa forma, entamafobia é muito semelhante à agorafobia ou o medo de portas abertas. Na entamafobia no entanto, a maioria das pessoas têm medo de todos os tipos de portas, independentemente se eles estão fechadas ou abertas.

Na maioria dos condomínios, a regra para que as portas permaneçam fechadas é pela exclusão de responsabilidade por roubos ou furtos, e não pela privacidade. Por isso, ainda que o morador possa usufruir livremente de sua unidade, essa liberdade não deve prejudicar o sossego e o bem estar dos demais moradores.

Encontre uma posição confortável.
O tipo de carro ideal para esse fim é um hatchback, ou qualquer outro cujo porta-malas seja integrado com o interior — modelos nos quais é possível reclinar o encosto do banco traseiro para criar espaço para as pernas. Essa é a maneira mais fácil de dormir com o corpo esticado.

O padrão de porta é de 60 cm de vão de abertura, mas para residências com cadeirantes, a largura da porta deve ser de 80 cm. Caso o espaço seja muito pequeno, prefira portas de correr que não ocupam espaço.