Porque o Pai Nosso evangélico é diferente?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Como a Bíblia teve muitas traduções, há divergências sobre qual a melhor forma da oração. Portanto, o Pai Nosso não é universal, ao menos como prece, nem dentro do cristianismo. A Bíblia é dividida em dois grandes conjuntos de livros: o Antigo e o Novo Testamento.

Esta é a oração que derivou a versão atual do "Pai Nosso", a prece ecumênica de Jesus Cristo. Ela está escrita em aramaico em uma pedra branca de mármore, em Jerusalém/Palestina no Monte das Oliveiras, na forma que era invocada pelo Mestre Jesus.

Segundo os Evangelhos, o Pai Nosso foi ensinado pelo próprio Jesus a pedido de um de seus discípulos. Há duas versões: uma, mais curta, em Lucas (11, 2-4), e outra, mais longa, em Mateus (6, 9-13).

A oração dominical nos relembra de que oramos a Deus, nosso Pai. Um bom pai ouve os clamores e pedidos de seus filhos. Deus, nosso Pai perfeito, sempre nos ouve e sempre nos responde de acordo com sua vontade e em seu tempo (mas nem sempre da maneira que queremos).

Ele começou dizendo: “Pai nosso, que estás no céu…” Jesus louvou o Pai Celestial e pediu-Lhe ajuda. No final da oração, disse “amém”. Depois, Jesus disse a Seus discípulos que orassem ao Pai em Seu nome. Ele prometeu que o Pai Celestial responderia a suas orações.

Fale com o coração e compartilhe suas esperanças e desejos, bem como suas preocupações e problemas. Você pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie a Ele tudo o que está em sua mente, reconhecendo que a sabedoria e o tempo Dele são maiores do que os seus. Você pode perguntar o que Ele quer que você faça.

Em 16.28: “Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”. Em 17.11: “Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um”. E em 17.21: “Pai, que todos sejam um, como tu estás em mi e eu em ti”.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica. Maerki vê diferenças estilísticas fundamentais nestes quatro textos.

Como a Bíblia teve muitas traduções, há divergências sobre qual a melhor forma da oração. Portanto, o Pai Nosso não é universal, ao menos como prece, nem dentro do cristianismo. A Bíblia é dividida em dois grandes conjuntos de livros: o Antigo e o Novo Testamento.

Mas o anel também carrega uma certeza histórica. Pela tradição católica, o primeiro papa foi o homem que tem sua imagem ali impressa: Pedro, um dos doze homens que foram escolhidos pelo próprio Jesus Cristo para acompanhá-lo e auxiliá-lo em suas andanças repletas de pregações e relatos de milagres.

O Evangelho é de São Mateus: “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 'Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais.

Vindo do alto, Jesus nos fala de Deus. Não simplesmente como seu Pai, mas como nosso Pai, para entrarmos em comunhão com Ele e com todos os seres humanos, quaisquer que sejam e onde quer que estejam. Ele não é um Pai punidor, mas aquele que garante a divina e carinhosa proteção de seus filhos e filhas.

Também conhecida como “Oração do Senhor”, o Pai Nosso é a oração mais conhecida do cristianismo mundialmente. No Novo Testamento ela se apresenta em duas versões: uma no Evangelho de Mateus (Mateus 6:9-13) e outra no Evangelho de Lucas (Lucas 11:2-4).

A oração do Pai Nosso também é chamada de Oração Dominical, e está registrada na Bíblia em Mateus 6:9-13. O significado dessa oração reúne adoração, petição e confissão de pecados. Em Lucas 11:2-4 também há uma forma de oração que difere levemente daquela registrada no capítulo 6 de Mateus.

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.

A oração do meio-dia é indicada para trazer motivação para continuar a jornada. Trata-se de um momento para revigorar as forças, sempre reforçando a fé na proteção e a gratidão pelos aprendizados.

Mateus 6:9-13 diz:
mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.” A Oração Pai Nosso está no centro das Escrituras, chamada de “Oração do Senhor” ou de “Oração da Igreja”.

Então, quando oramos “venha o teu reino” estamos, na verdade, nos dispondo a estar numa relação mais próxima de Deus e moldar a nossa vida com atitudes e palavras que reflitam a presença dele entre nós, afinal o seu reino está entre nós.

Quer dizer salve. Foi a forma como o Anjo Gabriel saudou Maria ao anunciar que ela estava grávida do Espírito Santo e iria dar à luz um menino que se chamaria Jesus. Ave, Caesar é como, na Antiga Roma, se saudava o imperador.

Existe até um famoso jargão que diz que “de madrugada a fila é menor”. Isto parece indicar que a oração da madrugada é mais forte, mais poderosa. É como se Deus respondesse mais rápido nesse horário.