Porque o saldo devedor não diminui?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

é uma anomalia decorrente do fato dos juros remuneratórios pagos antecipadamente por um período de tempo e que não será gozado pelo mutuário quando este decide espontaneamente pela quitação antecipada, o banco não converte esse montante a princípio desembolsado a título de juros em amortização do principal, ...

É possível amortizar tanto o saldo devedor quanto as parcelas do financiamento. Ao escolher amortizar o tempo da dívida, ou seja, o saldo devedor, o prazo do financiamento é diminuído. Também é possível fazer a amortização no valor das parcelas. Nesse caso, os valores mensais que são pagos devem ser reduzidos.

O saldo devedor é o valor dessa operação financeira contratada adicionado os juros constantes no contrato de financiamento. Com o pagamento das prestações, a dívida vai diminuindo. Logo, o saldo devedor do financiamento também vai sendo amortizado.

Amortização do financiamento habitacional
Reduza o valor das parcelas ou o prazo do seu financiamento, pagando parte do saldo devedor com recursos próprios pelo App Habitação CAIXA, App CAIXA e Internet Banking CAIXA ou Whatsapp CAIXA: 0800 104 0 104. Você pode realizar a operação quantas vezes desejar.

Como os juros são cobrados pelo saldo devedor, ao escolher a antecipação você quitará a dívida, eliminando juros e taxas. Já para quem está endividado e com dificuldades em quitar as contas e manter a economia doméstica em dia, é mais interessante reduzir o valor pago a cada mês.

O valor pode aumentar dependendo do banco que foi financiado, a caixa ela garante que não irá ter aumento das parcelas do contrato, por exemplo.

Quantas vezes posso amortizar o saldo devedor? O saldo devedor de um financiamento imobiliário pode ser amortizado quantas vezes você desejar até que a dívida esteja quitada.

Saldo devedor, também chamado de saldo negativo, é o dinheiro que você usa além do que tinha como saldo disponível na sua conta bancária, por exemplo. Sendo assim, quando o seu saldo zera, a instituição não bloqueia os pagamentos efetuados com o cartão de débito, mas passa a registrar o valor como saldo devedor.

Como quitar o saldo devedor de financiamento? Uma dica para quitar antecipadamente o saldo devedor do seu financiamento é entrar em contato com o banco ou credor, e renegociar sua dívida. Mas lembre-se de consultar todas as taxas e descontos envolvidos na quitação antecipada.

A coisa funciona da seguinte forma: Você possui um saldo devedor em determinado banco, então procura uma segunda instituição financeira que possui juros mais baixos. Esta instituição irá quitar a dívida com o banco que você passui e o saldo devedor.

Campo 99 – Ajuste do Saldo Devedor
Se o total de descontos da rescisão for superior ao total de rendimentos, teremos ao final um saldo negativo. Como isto não existe, o sistema lançará neste campo um valor calculado automaticamente de forma a deixar o líquido da rescisão zerado.

O primeiro passo para quem está com saldo negativo na conta bancário é “apagar o incêndio”, ou seja, se livrar da dívida com o banco o quanto antes. Na maioria dos casos, os bancos oferecem uma solução rápida para negociar a dívida do cheque especial, até mesmo pelo caixa eletrônico ou app.

O saldo devedor nada mais é do que o valor que falta ser pago de um financiamento - que pode ser empréstimo imobiliário, dívida com cartão de crédito, cheque especial, entre outros.

A amortização de financiamento imobiliário significa diminuir o saldo devedor do financiamento adiantando suas prestações. Além disso, ainda permite economizar no financiamento porque o valor total de uma dívida sempre é calculado em função do tempo que ela dura e, assim, dos juros que incidem.

A solicitação da amortização pode demorar até 03 dias úteis para ser processada e atualizar o saldo devedor.