Porque Paulo escreveu 2 Coríntios 9?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Em geral, o texto de 2 Coríntios revela os vários propósitos pelos quais a epístola foi escrita: A fim de fortalecer e expressar gratidão aos membros da Igreja que haviam recebido bem sua carta anterior. A fim de alertá-los sobre os falsos mestres que corrompiam as puras doutrinas de Cristo.

Apóstolo Paulo

2 Coríntios 9 é o nono capítulo da Segunda Epístola aos Coríntios, de autoria do Apóstolo Paulo, no Novo Testamento da Bíblia. Trecho da Segunda Epístola aos Coríntios no Papiro 46.

Isso quer dizer que a nossa generosidade deve ser proporcional ao que temos recebido de Deus. A oferta deve ser sinônimo de alegria e não de pesar. Em seguida, o apóstolo fala sobre o que Deus faz conosco por causa das nossas ofertas. Deus é bom e generoso.

Deus é um doador. Deus se alegra em nos abençoar generosamente. Agora ele pede que nós façamos o mesmo. Doar não é uma tarefa arbitrária dada para nós sustentarmos nossas igrejas e ministérios; não, doar faz parte da transformação do nosso caráter para nos tornar mais como Deus.

Ele escreveu para ajudar os membros da Igreja em Corinto com suas dúvidas e seus problemas, assim como para fortalecer os conversos que tinham dificuldades em abandonar suas crenças e práticas antigas.

9 Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.

“O que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu” ICor 2, 9.

9 Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

A Segunda Carta aos Coríntios faz parte da interação entre Paulo e a comunidade cristã da Acaia e, ainda que com lacunas de informações acerca dos acontecimentos, mostra a atitude do apóstolo diante dos desafios enfrentados no relacionamento com os fiéis de Corinto (THRALL, 2004, p. 1).

A pobreza deve ser enriquecida por Ele, em quem há tesouros infinitos, antes de poder chegar ao ponto da comunhão; a culpa deve dar lugar à justiça imputada antes que a alma possa caminhar em companheirismo com a pureza.

Apesar de ser firme ao defender-se de seus críticos, ao longo de todo o texto de 2 Coríntios, podemos ver Paulo como um terno líder do sacerdócio que se importa com a felicidade e o bem-estar dos membros.

Pensamento: O conceito biblico de plantio e colheita se refere ao principio da multiplicação sobrenatural e divina do Reino de Deus. Quanto mais semearmos, mais vamos colher e se for bom o que semearmos colheremos coisas boas.

6 Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente.

Muitas pessoas se referiam a Corinto como a cidade da fornicação e da prostituição. Viver uma vida “coríntia” era sinônimo de viver uma vida profana e depravada.

O que significa "o amor tudo suporta"
Quando amamos verdadeiramente, podemos superar qualquer obstáculo e permanecermos firmes em nossos relacionamentos. O amor nos permite ser compassivos e empáticos com os outros, nos ajudando a entender suas lutas e a apoiá-los em seus momentos de necessidade.

— Paulo iniciou as comunidades cristãs e propiciou a expansão do cristianismo; esse é um fato incontestável, que sem dúvida abriu fronteiras ao evangelho. E, para continuar se comunicando com as diversas comunidades, ele escreveu cartas, usou um instrumento de comunicação.

15 Porém o espiritual discerne bem todas as coisas, mas ele por ninguém é discernido. 16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa ainstruí-lo?