Porque professor não pode namorar aluna?

Perguntado por: alessa6 . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

O crime de assédio sexual — definido no artigo 216-A do Código Penal (CP) e geralmente associado à superioridade hierárquica em relações de emprego — pode ser caracterizado no caso de constrangimento cometido por professores contra alunos.

Se estiver no Brasil, não. De acordo com o artigo 217-A do Código Penal, só é crime se a pessoa tiver menos de 14 (catorze) anos.

A relação entre professor e aluno é essencial para que a vivência escolar aconteça de forma plena e prazerosa. É a partir desse contato que se constrói um vínculo importante para superar as dificuldades, sanar as dúvidas e desbravar o conhecimento. Nesse sentido, afetividade e inteligência estão muito conectadas.

Embora o namoro seja considerado pelos psicólogos uma prática saudável para os adolescentes, a maioria das escolas – tanto públicas quanto particulares – não permite o mínimo contato físico: nem beijos selinhos, nem andar de mãos dadas.

De um modo geral, não é anormal uma aluna gostar de um professor. Isso acontece de uma forma até muito frequente.

No Brasil não existem leis que proíbam um relacionamento entre professor e aluna, porém, é totalmente antiético essa postura, pois, o professor deve apenas ensinar e passar conteúdo e não embarcar numa relação amorosa com as alunas que provavelmente serão bem mais novas do que ele.

A psicóloga Cristina Tolentino acredita que a paixão pelo professor é comum porque a jovem acaba idealizando aquela pessoa de alguma forma. “Assim como as crianças idealizam os pais, os adolescentes podem projetar algum tipo de expectativa na figura do professor, e assim, acontecer a paixão.

São vedadas, em sala de aula, a prática de doutrinação política e ideológica bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes.

Namorar faz bem
O colégio deve disciplinar e não proibir. O problema é que algumas instituições têm um moralismo exagerado”.

"Os/as alunos/as das escolas públicas e particulares ficam proibidos/as de namorar com intimidades, beijos e abraços dentro das dependências escolares", diz o primeiro artigo do projeto de lei 67/2009.

Pena – detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos. Pois bem, pela leitura do tipo penal em epígrafe, percebe-se que para ser considerado assédio sexual não é necessário o contato físico. Trata-se de crime formal e, portanto, independe da ocorrência do resultado pretendido pelo agente.

A lei número 54, considerada a primeira a regulamentar a interação aluno-professor em redes sociais, entra em vigor no dia 1° de janeiro de 2012. A partir de então, ficarão proibidos registros de amizade no Facebook entre estudantes e educadores.

Chamando a atenção do seu professor
Preste atenção na aula, interesse-se pelo assunto, seja participativa, responda perguntas e tire boas notas. Não fique no celular, concentre-se no conteúdo e seja curiosa sobre tudo que ele disser. Ser uma boa aluna não é necessariamente sedutor, mas certamente a fará ser notada.

Seja respeitoso. É muito importante ser respeitoso e gentil não apenas com o professor, mas também com todos os presentes na sala de aula. Trate outras pessoas como você gostaria de ser tratado, em todo o tempo. Não fale fora de hora na sala de aula.

Veja 6 dicas para arrasar no 1º beijo! Você não vai pisar na bola na hora de perder o BV!

  1. Treine bastante em casa! ...
  2. Escove os dentes. ...
  3. Demonstre que você tá afim. ...
  4. Meninas, nada de boca poderosa! ...
  5. Faça contato visual. ...
  6. A pressa é inimiga da perfeição.

menores de 14 anos. agora 14 anos até 18 anos podem namorar. desde que os pais autorizem. ent o. com maiores de 14 anos os pais tem que autorizar.

"É comprovado: tudo que é proibido os alunos sentem mais vontade de fazer, e eles fazem. Começam a se beijar escondido, por exemplo. Na minha opinião, deve existir uma liberação moderada, mas o colégio deve deixar claro para o aluno que beijo não pode, mas andar de mãos dadas sim, por exemplo", diz.

É amor de verdade
Se você já tentou de tudo para o esquecer e continua apaixonada pelo professor, é hora de manter o controle e ser racional. A melhor saída é esperar que seus estudos terminem (ou pelo menos as aulas que ele ministra) e que você seja maior de idade para, só depois, se declarar.