Qual a diferença entre um curso técnico é um curso livre?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

O Curso técnico, diferente de um curso livre e de uma graduação, é específico e direcionado para capacitar profissionais para o mercado de trabalho. Dessa forma, seu conteúdo é mais focado em exercícios práticos.

O certificado de curso livre é uma maneira de seu aluno perceber que finalizou uma fase na sua vida profissional, além de ser um documento que mostra a dedicação do aluno e a conclusão de um ciclo. Mesmo para quem oferta cursos livres é muito importante ter essa marca.

Como não são regulamentados por nenhum órgão superior, é comum ter dúvidas sobre a legitimidade dos cursos livres. E a resposta é: sim, mesmo não sendo credenciados pelo MEC, esses cursos são respaldados pela legislação e, inclusive pela Constituição Federal. Por isso, são válidos e reconhecidos no mercado de trabalho.

Você pode entrar diretamente nos sites de cada faculdade e buscar a informação do reconhecimento. Mas a fonte mais confiável para obter esse é o site e-MEC. A consulta é pública e gratuita.

Os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Não é necessário ter CNPJ para abertura de um curso livre. É permitido emitir certificados, mas eles não possuem validade oficial perante o MEC. Cursos livres não são enquadrados na categoria profissionalizante.

Os cursos livres não possuem tempo mínimo ou máximo de duração, podendo um curso ter duração de algumas horas ou mesmo meses. Se você é um chef de cozinha, por exemplo, pode oferecer um curso livre sobre confeitaria para festas infantis.

Qual a duração de um curso livre? O curso livre possui duração variável. Há opções com 8 horas, 40 horas, 200 horas, entre outras cargas horárias.

Assim, os “cursos de livre organização e oferta” (ou simplesmente cursos livres) enquadram-se na categoria de educação profissional de nível básico e, embora não haja uma determinação que preveja um tempo mínimo de duração, essa modalidade costuma possuir carga horária de até 800 horas.

Lembrando que Curso livre não tem vínculo nem reconhecimento pelo MEC/CAPES. Esses Certificados têm validade legal para diversos fins, porém não podem ser convalidados, validados ou chancelados por escolas reconhecidas pelo MEC/CAPES.

Qualquer pessoa que tenha interesse em organizar um curso pode emitir um certificado. A única coisa é que, justamente por essas aulas serem livres, os certificados não são reconhecidos pelo MEC.

Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo; cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

Não há exigência de escolaridade anterior. Todo curso que possui uma carga horária inferior a 800 horas é considerado "Curso de Livre Organização e Oferta". De acordo com LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional , os cursos livres enquadram-se na categoria de educação profissional de nível básico.

Todo certificado de curso livre precisa ter informações básicas, como: nome do aluno, assinaturas, carga horária, local, data e o logo da sua instituição. Além disso, você pode customizar a aparência dele pra se adequar à sua identidade visual.

Como verificar se um curso é reconhecido pelo MEC?

  • Pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) A plataforma Sistec traz um mapa com as instituições reconhecidas em cada estado da federação. ...
  • Pela Secretaria de Educação do Estado.

Como você pode conferir até aqui, a duração de um curso técnico é de um ano e meio a três anos. Assim, você pode pegar rapidamente seu diploma, já que a formação ensina ao aluno de forma objetiva o que é preciso aprender para exercer sua profissão, o foco é nos conhecimentos práticos.

Os cursos livres online são ofertados através da tecnologia WebTV, vídeoaulas interativas, que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Ao concluir o curso livre, o aluno recebe o Certificado Senac, respeitado e aceito nacionalmente.

Os cursos livres não possuem necessidade de serem oferecidos por instituições de ensino registradas. Eles podem ser realizados por empresas legalmente constituídas que abrangem pessoas jurídicas ou físicas, porém que tenham registro como Microempreendedor Individual – MEI ou como qualquer outro enquadramento fiscal.