Quais as consequências de uma decepção?

Perguntado por: nhilario . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O que a decepção pode causar? Tristeza, frustração, raiva, remorso, sentimento de humilhação e de fracasso, ou até mesmo desconforto físico, como dores no corpo, falta de ar, entre outros sintomas.

Você aprende que não importa o que você faça, o tanto que se dedique, sempre existirão aqueles que nunca vão dar valor. Então você aprende que não deve viver para os outros, e sim para você mesmo. Aprende que não pode parar no tempo e esquecer de buscar o seu objetivo principal felicidade.

A maior decepção é aquela que vem de quem nunca esperamos. A intensidade da decepção é proporcional a amizade, ao afeto, ao amor e ao carinho que você tem por quem lhe proporcionou tal dor.

A decepção vem sempre de quem menos esperamos... Por mais que o tempo passe há feridas que nunca cicatrizam. BARBOSA, J. A.

É interessante perceber que não são as pessoas que nos decepcionam diretamente mas o que esperamos e/ou a imagem que criamos delas. Na verdade, nos decepcionamos porque não encontramos a pessoa que idealizamos. Esperamos muito dos outros.

A frustração impede a liberdade emocional.
Expressar a frustração com intuito de superá-la é saudável, mas somente numa posição não irritável, não hostil. A decepção é uma forma de frustração que ocorre quando as expectativas não são atendidas.

As pessoas só nos decepcionam porque nos permitimos isso. Se não déssemos a essas pessoas um acesso a nossa vida, uma participação significativa em nossa história, suas atitudes, palavras e comportamentos não teriam o poder de nós afetar.

É possível voltar a confiar depois da decepção?

  1. Dê tempo ao tempo. Permita que o tempo cure as feridas causadas pela decepção. ...
  2. Não idealize as pessoas. ...
  3. Aproveite cada pequeno progresso da relação. ...
  4. Aprenda com os seus erros. ...
  5. Mantenha o diálogo aberto e sincero. ...
  6. Reconstrua a sua autoconfiança.

Como voltar a confiar depois de uma decepção amorosa

  1. 1) Comece trabalhando sua autoconfiança. Você precisa se sentir pronta para uma nova relação, com vontade de conhecer alguém legal. ...
  2. 2) Antes de buscar, pense no que você necessita. ...
  3. 3) Deixe de lado os estereótipos. ...
  4. 4) Dê tempo ao tempo. ...
  5. 5) Inspire-se e compartilhe.

Existe uma enorme diferença entre me deixar com raiva e me decepcionar. E vou explicar de um jeito simples: a raiva passa, já a decepção, não. Se você cruzar essa linha, não há mais volta. Seja Feliz!

Quando as decepções surgem umas atrás das outras a tristeza passa a fazer parte da nossa rotina. Minhas lágrimas não são de tristeza ou de raiva, mas a resposta de um coração decepcionado. Como é triste quando o amor se transforma em decepção! A escuridão tomou conta do meu ser.

Como superar uma desilusão amorosa

  1. Confie no tempo. O tempo é capaz de curar todas as dores, pois permite que você acalme suas emoções, reestruture sua base e encontre o aprendizado por trás da desilusão amorosa. ...
  2. Pratique o perdão. ...
  3. Combata a baixa autoestima. ...
  4. Viva o “luto” ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

"Quem nos decepciona nem sempre é uma pessoa má. Às vezes a decepção é causada por nós mesmos que esperamos das pessoas além do que elas podem dar..." Só se desilude quem antes se iludiu.

Decepções nos revelam o que é ilusão ou realidade. Você aprende a não se decepcionar quando aceita as surpresas da vida. Quando liberta-se de expectativas, afinal, ninguém será exatamente do jeito que desejamos. Não espere consideração, reconhecimento ou que os outros façam o que você faria.

Pode começar com algo trivial como, “Oi, como vai?”. Se ela responder simplesmente “bem”, diga que ela parece triste e se ofereça para conversar. Se a pessoa recusar a oferta, respeite a decisão. Seja compreensivo e se mostre à disposição caso ela queira desabafar.

Ás vezes a decepção e causada por nós mesmos que esperamos das pessoas além do que elas podem nos dar.

Decepção é o substantivo feminino que significa desilusão ou desengano. A decepção é um sentimento negativo de tristeza e mágoa que é causado por uma situação ou pessoa. Esta palavra tem origem no latim deceptio, que remete para a ideia de engano, trapaça, dolo.