Quais as duas principais funções do líbero?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

defender, com toques ou manchetes, em qualquer lugar da quadra; levantar para atacante, desde que esteja atrás da linha dos três metros; passar a bola (sem atacar) para o outro lado, desde que esteja na zona de defesa.

O líbero normalmente joga atrás da linha dos zagueiros centrais, atuando na sobra. Sem a posse de bola, joga como zagueiro e sua principal função é defender.

Qual a função do líbero no vôlei? Entre todas as posições do vôlei, o líbero é aquele que tem função exclusivamente defensiva. Não pode atacar, bloquear ou sacar. Em contrapartida, quando a bola não está em jogo, pode trocar de posição com outro jogador do time sem precisar de autorização do árbitro.

Características e estilo de jogo. Serginho é amplamente considerado o melhor líbero de todos os tempos, e aquele com mais prêmios do que qualquer outro de sua posição. Conhecido por sua excelente capacidade de recepção e peixinhos, as equipes geralmente tentavam evitar Serginho ao servir.

As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque. As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.

A altura mínima de um líbero (rede) no vôlei vai variar dependendo das categorias, assim temos: Categorias Sénio e Juvenil: Para homens: 2,43 metros. Para mulheres: 2,24 metros.

A posição foi criada para tornar o volei mais atrativo e dinâmico. O líbero é o atleta especialista em passe e defesa. Perceba que é um entra e sai da quadra sem fim. Em 99% dos times, o líbero substitui os meios de rede no fundo de quadra.

O levantador é o jogador que comanda a ofensiva da equipe, sendo responsáveis pelo segundo toque na bola após um saque do outro time, para que possam então colocar a bola em um rebatedor. Eles decidem quais jogadas devem ser executadas e qual rebatedor receberá a bola.

Ações exclusivas do Libero no Voleibol. O Libero poderá trocar com qualquer jogador que esteja na zona de defesa (fundo de quadra) O Libero tem atuação restrita às posições da zona de defesa (posições 1, 6 e 5) O Libero não poderá efetuar um serviço, atacar, blocar ou tentar blocar.

Ribeiro, (2004) classifica o saque em três tipos, dos quais são os mais utilizados na atualidade: • Saque por baixo; • Saque por cima; • Saque viagem (este se diferencia do saque por cima, por ser executado em suspensão).

O saque, também chamado de serviço, é a ação que coloca a bola em jogo e marca o início de um rally. Para realizá-la, o jogador que ocupa a posição 1 deve se posicionar atrás da linha de fundo e acertar a bola com força a fim de que, passando por cima da rede e entre as antenas, alcance a quadra adversária.

Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção. Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.

Um jogo tem duas partes de 20 minutos, com o cronometrista a parar o relógio sempre que o árbitro apita. Se o desafio terminar empatado, é disputado um prolongamento com duas partes de cinco minutos sem intervalo.

As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.