O que um líbero precisa ter?

Perguntado por: asanches5 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Entre todas as posições do vôlei, o líbero é aquele que tem função exclusivamente defensiva. Não pode atacar, bloquear ou sacar. Em contrapartida, quando a bola não está em jogo, pode trocar de posição com outro jogador do time sem precisar de autorização do árbitro.

A função do Líbero no Voleibol é participar da Recepção de Saque e da Defesa de ataques.

O técnico pode substituir o líbero em jogo pelo segun- do líbero por qualquer razão, desde que ocorra um rally completo em qualquer momento da partida.

Cada equipe tem o direito de inscrever, dentre a lista de 14 jogadores, até dois (2) jogadores especializados defensivos “Líberos”. 1.2. Em qualquer momento, apenas um Líbero pode estar na quadra. 1.3.

Não pode completar um golpe de ataque, de qualquer parte da quadra, se, no momento do contato com a bola, ela estiver acima da linha da rede; – Não pode sacar, bloquear ou tentar bloquear; – Não pode ser capitão da equipe; – Não pode fazer um levantamento de toque à frente da linha de 3 metros.

Normalmente, no voleibol moderno, o líbero entra no lugar do central do fundo e permanece na quadra até que, no rodízio, o outro central vá para o fundo (e, hipoteticamente, o líbero iria para a zona de ataque), dando lugar para aquele central que havia sido substituído; O líbero volta no rally seguinte, novamente no ...

O líbero é o responsável exclusivo pela defesa de um time de vôlei. Dessa forma, toda vez que o time for receber o saque se faz necessário que o líbero esteja em quadra. Por causa disso, tendo em vista seu grande fluxo de entrada e saída de quadra, é importante que ele use um uniforme diferente dos demais.

A altura mínima para líbero é de 1,65 m e 1,80 m, nas categorias feminino e masculino, respectivamente.

Saque em Suspensão (conhecido como "Viagem ao Fundo do Mar"): é o saque mais potente.

O líbero deve utilizar uniforme diferente dos demais, não pode ser capitão do time, nem atacar, bloquear ou sacar.

O rodízio ocorre todas as vezes em que uma equipe marca um ponto após o saque da equipe adversária. Ou seja, se sua equipe marcou um ponto após o saque do adversário, sua equipe deve rodar uma posição, no sentido horário.

Resposta. Líbero: O líbero é um atleta especializado nos fundamentos que são realizados com mais frequência no fundo da quadra, isto é, recepção e defesa.

LINERO é um fungicida de ação sistêmica e de contato, dos grupos químicos alquilenobis (ditiocarbamato) – mancozebe, e acetamida – cimoxanil, apresentado na forma de pó molhável, indicado no controle de doenças fúngicas nas culturas de batata, cebola, tomate e uva.

Oposto. É o jogador que atua na posição diretamente oposta ao levantador, ele é o mais especializado em ataque no time, normalmente. Ataca normalmente das posições 2 e 4, além das posições do fundo.

O ataque é o momento no qual a equipe com a posse de bola se desloca em direção à meta do time adversário com o objetivo de marcar gol, utilizando-se de um conjunto de ações ofensivas.

O atacante pode acertar a bola com força, realizando, assim, uma cortada, ou explorar um espaço vazio na quadra adversária, sem utilizar força, realizando uma largada ou pingada. Os ataques podem ser realizados por qualquer jogador de um time, exceto pelo jogador líbero.

A função do líbero foi ganhando novas atribuições com o passar dos anos e, a medida que as estratégias de jogo foram se aperfeiçoando, seu papel de origem foi perdendo destaque no futebol. Originalmente, chamava-se de “líbero” aquele defensor central (zagueiro) que não tinha muitas obrigações de marcação individual.

Ele quase sempre aparece como um líbero em ações pontuais, pode subir com a bola e finalizar em situações de contra-ataque e ser o goleiro-linha quando a equipe precisa reverter um placar adverso, sendo o próprio goleiro ou um jogador de linha com a camisa de goleiro.

Os quatro remanescentes da temporada passada mantiveram seus respectivos números. O capitão Rapha seguirá usando a 7, o líbero Thales a 17, o central Otávio continua com a 14 e Lucarelli vestirá a número 8.

Equipamento: O Uniforme do Líbero
O uniforme dos Líberos devem ser numerados da mesma forma que o resto da equipe. Se uma equipe possuir dois Líberos, eles podem usar uniformes de cores diferentes, desde que, também seja de cor diferente do uniforme usado pelo jogadores regulares da equipe.

Contrariando uma tendência mundial, que pede jogadores cada vez mais altos, o levantador Hermison, 1,70 m, disputa pela sexta vez a Superliga de vôlei, a principal competição interclubes no país. Segundo dados da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), Hermison, 27, é o atleta mais baixo da história do torneio.