Quem saca no lugar do líbero?

Perguntado por: rpereira . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Quais as regras em caso de lesão ou expulsão do líbero? Caso uma equipe tenha apenas um líbero registrado na súmula em uma partida e ele não puder continuar jogando, seja por lesão ou expulsão, o treinador de seu time poderá selecionar qualquer outro jogador que não esteja em quadra para a função de líbero.

Jogadores de vôlei e posições na rotação ou rodízio
1 líbero, que não pode fazer saques e nem bloquear. O líbero deve usar um uniforme que tenha uma cor predominante que não esteja presente no uniforme da sua equipe. Antes, o líbero era o único jogador que não podia ser capitão, mas a regra mudou em 2022.

Os seis titulares do vôlei são distribuídos nas seguintes posições: levantador, líbero, ponta esquerda e ponta direita, central e oposto. O jogo inicia com cada jogador em determinada posição na quadra e ocorre uma rotação, sendo que 3 permanecem próximos da rede e os outros 3 após a linha.

Nesse contexto, o ACE é o nome que recebe o saque na situação em que a bola atinge a quadra adversária sem ninguém interceptar a mesma. Um saque que a bola aterrissa diretamente sobre a quadra do adversário sem ser tocada pelo adversário - é denominado em voleibol "ace", assim como em outros esportes tais como o tênis.

GLOSSÁRIO DO VÔLEI. TERMOS E DEFINIÇÕES EM PORTUGUÊS: ACE – Um saque que resulta imediatamente em ponto.

Oposto. É o jogador que atua na posição diretamente oposta ao levantador, ele é o mais especializado em ataque no time, normalmente. Ataca normalmente das posições 2 e 4, além das posições do fundo.

Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores.

O atacante pode acertar a bola com força, realizando, assim, uma cortada, ou explorar um espaço vazio na quadra adversária, sem utilizar força, realizando uma largada ou pingada. Os ataques podem ser realizados por qualquer jogador de um time, exceto pelo jogador líbero.

Saque em Suspensão (conhecido como "Viagem ao Fundo do Mar"): é o saque mais potente.

AUTORIZAÇÃO PARA SACAR
O primeiro árbitro autoriza o saque, após certificar-se de que o jogador tem a bola na posição de saque, e as equipes estejam prontas para iniciar à jogada.

O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar.

Geralmente são dois, o direito e o esquerdo. PIVÔ - Ele marca o armador central, impedindo os arremessos de três e a infiltração do mesmo e outros companheiros do time adversário. Na maioria das vezes é apenas um deixando os alas mais avançados.

O levantador é o atleta responsável por distribuir a bola para que os outros companheiros possam atacar a equipe adversária. Sendo assim, a sua principal função no jogo é a armação do ataque. Essa ação costuma acontecer sempre no primeiro ou no segundo toque da equipe.

No vôlei, spiking é o ato de marcar um ponto batendo a bola sobre a rede na quadra adversária de forma eficaz e agressiva.

A jogada de ataque China no Voleibol consiste em um ataque puxado pelo (a) o atacante Central, onde ele (a) faz uma finta na passada, fingindo ir atacar a bola pela frente do Levantador, mas se movimenta para as costas do Levantador.

Os pinch servers são considerados especialistas em saque também, embora estes não entrem necessariamente em um momento decisivo, mas apenas para substituir um saque ruim.