Quais as redes sociais que não existe mais?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Oito sites e redes sociais que deixaram de existir nos últimos dez anos

  • Orkut (2014)
  • MSN (2014)
  • Altavista (2013)
  • Google+ (2019)
  • Fotolog (2019)
  • Flogão (2019)
  • MegaUpload (2012)
  • Vine (2016)

Há não muito tempo, sites e programas como mIRC, Orkut e MSN eram os reis da internet. O mIRC era um Internet Relay Chats (IRC) para Windows, uma espécie de conglomerado de salas de bate papos.

Qual é a rede social mais usada de 2023? No Brasil, segundo pesquisa realizada pela agência We Are Social, referência nesse tipo de estudo, a mais utilizada é o WhatsApp, seguida pelo YouTube e Instagram.

Classmates.com

No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios dos porões da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos.

SixDegrees

SixDegrees
Criada em 1997 nos Estados Unidos por Andrew Weinreich, o SixDegrees é considerado a primeira rede social da história.

Mesmo com relacionamentos abalados, dados expostos e chuva de spams que tomam conta das páginas de recado, 230 milhões de usuários de Internet no mundo fazem parte de alguma rede social, como o Orkut, Facebook e MySpace.

O Orkut foi fundado 24 de janeiro 2004, pelo criador Orkut Büyükkökten, mas após 10 anos, no dia 24 de setembro de 2014, após o avanço da internet e das plataformas de comunicações, a primeira rede social do Brasil foi desativada.

Orkut, MSN e Foursquare estão entre as plataformas que faziam sucesso no início da década.

Com a Web 2.0 em alta, surgiram as duas redes de relacionamento mais famosas até hoje: Orkut e Facebook. O primeiro, criado por um engenheiro turco, teve como público alvo os norte-americanos, porém se popularizou mesmo foi entre os países emergentes, como Brasil e Índia.

Confira abaixo as redes sociais mais usadas em 2022, segundo o Statista: Facebook: 2,9 bilhões de usuários.

Também era possível chamar uma pessoa para uma conversa no privado.

  • 1996 ICQ. via GIPHY. ...
  • 1997 Six Degrees. Foto: Reprodução. ...
  • 1999 MSN. via GIPHY. ...
  • 2002 Friendster. Foto: Reprodução. ...
  • 2002 Fotolog. Foto: Reprodução. ...
  • 2003 Myspace. Foto: Shutterstock. ...
  • 2004 Orkut. Google.

Threads é uma nova rede social com proposta semelhante ao Twitter, de oferecer um espaço para discussões em forma principalmente de mensagens de textos — mas também é possível publicar fotos, GIFs e vídeos.

Facebook

O Facebook foi disparado a rede social mais utilizada nos Estados Unidos, em recente levantamento realizado durante o mês de novembro.

facebook.com

facebook.com está classificado como número 1 e é o site de Redes sociais mais visitado em Estados Unidos em julho 2023, seguido por twitter.com como segundo colocado, e instagram.com está classificado em 3º lugar. Esses são os sites de Redes sociais líderes em Estados Unidos.

A vida antes do WhatsApp: relembre os mensageiros que fizeram sucesso MSN, BBM, mIRC, ICQ e Yahoo Messenger: Relembre os mensageiros instantâneos que vieram antes do WhatsApp. Por Da Redação; Para O TechTudo 17/12/2015 17h35 Atualizado há 7 anos WhatsApp fora do ar por mais de 14 horas.

O Facebook estava no primeiro lugar no ranking das redes sociais mais usadas no Brasil em 2020 e o manteve em 2021, mas perdeu o topo entrando em 2022. Será que o Mark Zuckerberg ficou triste?

O primeiro chat que foi usado de forma geral, foi o IRC! Em agosto de 1988, Jarkko Oikarine, criou o primeiro programa de chat chamado de INTERNET RELAY CHAT.

O mIRC e o Orkut, antecessores do Facebook e WhatsApp, foram sucesso na época da lenta Internet discada, quando era necessária uma linha telefôncia para o acesso. A popularização da web, no final dos anos 90, trouxe força para as plataformas sociais que, até hoje, provocam nostalgia.

Tim Berners-Lee

O físico britânico Tim Berners-Lee é o nome responsável pela Internet como conhecemos hoje. Em 1989, ele inventou a World Wide Web (WWW), um sistema que, em pouco tempo, permitiria a criação da Internet comercial e, assim, a popularização da rede.