Quais as semelhanças e diferenças entre Canudos é contestado?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Enquanto semelhança, ambas tiveram caráter socialista; já enquanto diferenças, ausência de elementos religiosos em Canudos e presença da religiosidade no Contestado.

O que há em comum entre os movimentos de Canudos, na BA, e do Contestado, em SC-PR? Ambos lutaram pela posse da terra e contra a instalação de ferrovias e madeireiras. Eram movimentos antirrepublicanos e messiânicos liderados por “monges” e messias.

De acordo com o texto, a Revolta da Vacina, o movimento de Canudos e o do Contestado foram vistos internacionalmente como: provocados pelo êxodo maciço de populações saídas do campo rumo às cidades logo após a abolição. retrógados, pois dificultavam a modernização do país.

A Guerra de Canudos ocorreu no arraial de Canudos, sertão da Bahia, entre 1896 e 1897. O local era liderado por Antônio Conselheiro e havia se transformado num polo de atração para as populações marginalizadas do Nordeste. Desta maneira, o governo da Bahia e o governo central resolveram acabar com suas instalações.

A Guerra do Contestado opôs o Exército a grupos de sertanejos no interior de Santa Catarina. Entre as causas do conflito, estavam uma disputa de limites entre Paraná e Santa Catarina e a expulsão de posseiros para a construção de uma estrada de ferro do magnata americano Percival Farquhar.

O objetivo da Guerra de Canudos era acabar com o arraial liderado pelo beato Antônio Conselheiro, considerado um centro de resistência dos adeptos da monarquia contra a nascente República. Foram necessárias quatro expedições para por fim ao arraial.

Tanto Canudos quanto o Contestado representam episódios que envolvem os miseráveis, os desassistidos, os excluídos, os ignorantes, os supersticiosos.

Canudos é considerado um movimento messiânico, uma vez que seu líder, Antônio Conselheiro, se considerava um enviado de Deus para salvar o povo nordestino.

Ambas ocorreram nos primeiros anos após a proclamação da República (1889).

A Guerra do Contestado foi um conflito que aconteceu no Brasil entre 1912 e 1916, causando cerca de 10 mil mortes. Aconteceu em uma região que era disputada pelos estados de Paraná e Santa Catarina e foi motivada pela insatisfação política e social da população e por um elemento religioso, o messianismo.

As principais causas deste conflito, que desencadeou a Guerra de Canudos, estão relacionadas às condições sociais e geográficas da região. As características geográficas e as condições sociais do Nordeste brasileiro formavam um conjunto de fatores geradores de um estado de permanente conflito e revolta social.

Resposta: As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc. As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.

Eles não aceitaram a determinação e lutaram durante quase três anos contra as tropas federais. Mas o conflito terminou com a prisão dos rebelados e a destruição do arraial.

A Guerra do Contestado foi um conflito armado ocorrido de outubro de 1912 a agosto de 1916, que teve como partes beligerantes posseiros e pequenos proprietários de terras contra os governos dos estados de Santa Catarina e Paraná, além do Governo Federal brasileiro.

José Maria

A Guerra do Contestado começou com um líder considerado santo — o monge José Maria — e terminou com outro tido como o próprio diabo — Adeodato Ramos.

A principal consequência desse movimento sem dúvida foi o elevado número de mortos e o agravamento da pobreza local. Para termos uma ideia, os combates entre tropas republicanas e sertanejos de Canudos desencadearam cerca de 25 mil mortos, sendo a grande maioria da população do povoado de Conselheiro.

Em setembro de 1897, Canudos foi cercada e bombardeada. A cidade resistiu ainda durante doze dias até ser inteiramente arrasada, em 5 de outubro de 1897 quando morreram seus quatro últimos defensores. Muitos prisioneiros de guerra foram degolados, e todas as casas do arraial, incendiadas.