Quais as três partes do tabernáculo?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Tabernáculo: O tabernáculo consistia de três divisões através das quais a pessoa deveria passar para chegar à presença de Deus: o pátio externo, o santuário e o lugar santíssimo (ver Êxodo 25–30).

A Arca fazia parte do conjunto do Tabernáculo, com outras tantas especificações. Ela ficaria repousada sobre um altar também de madeira coberto de ouro, com uma coroa de ouro ao redor.

Ou «tabernáculo» é o pequeno recinto, à semelhança de caixa ou armário, onde se guarda a Eucaristia depois da celebração, para que possa ser levada aos doentes ou dela possam comungar, fora da Missa, os que não puderam participar nela. A palavra «sacrário» indica que é o lugar onde se «guarda o sagrado».

O altar de incenso formava a adequada coluna de fumaça para acompanhar a coluna de fogo do candelabro. E ainda mais, a fumaça do próprio incenso, subindo constantemente do altar, passou a simbolizar as orações do povo de Deus subindo constantemente diante do Senhor.

O que acontecia no Lugar Santo? O Santo Lugar era o local de serviço dos sacerdotes e de adoração a Deus. No Lugar Santo os sacerdotes apresentam ofertas e sacrifícios a Deus. Somente os sacerdotes tinham permissão de entrar no Lugar Santo.

Os átrios apresentam como função principal receber o sangue que vem de diversas partes do corpo, funcionando, portanto, como câmaras coletoras. Já os ventrículos são os responsáveis por garantir o bombeamento do sangue para outros locais, sendo, portanto, câmaras bombeadoras.

Tabernáculo é a denominação dada ao local onde a Arca da Aliança era guardada, assim como outros artefatos sagrados, de acordo com os relatos bíblicos.

A vara de Arão significava um símbolo de advertência em Israel contra os rebeldes. O contexto envolvendo a vara de Arão que floresceu fala do episódio da rebelião suscitada em Israel contra a liderança de Moisés e o sacerdócio de Arão (Números 16; 17).

O último registro da arca foi feito há 2 mil e 600 anos atrás.

Logo o Santíssimo Sacramento é um sinal que representa a presença do Espírito Santo e no altar da igreja é representado simbolicamente por uma luz vermelha que permanece acesa ao longo do ano litúrgico.

O ostensório é uma peça utilizada no rito católico cujo nome deriva da função de exibir a hóstia sagrada (em latim, ostendere).

CONOPEU: Cortina colocada na frente do sacrário. CORPORAL: Pano quadrangular de linho com uma cruz no centro; sobre ele é colocado o cálice, a patena e a âmbula para a consagração.

Muitas das instruções acerca do holocausto são as mesmas para outras ofertas explicadas em Levítico. A maior diferença entre o holocausto e as outras ofertas é que na oferta queimada, o animal inteiro era queimado sobre o altar, simbolizando total dedicação ou submissão a Deus.

O altar de ouro ficava na mesma posição da Arca da Aliança, separado apenas pelo véu (Ex 30.1,6).

Por meio do Profeta Moisés, o Senhor ordenou aos filhos de Israel que edificassem um tabernáculo que seria um santuário onde o Senhor poderia habitar entre Seu povo. Ele deu instruções detalhadas para a construção de cada item de mobília do tabernáculo (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Tabernáculo”).

De acordo com a cronologia comumente aceita, o templo foi concluído em 1005 a.C. No tocante à arquitetura e construção, projeto e custos, ele é conhecido como um dos edifícios mais notáveis da história. As sessões dedicatórias duraram sete dias — uma semana de santo regozijo em Israel.

Na Bíblia “monte” é uma referencia a um lugar de encontro com Deus, um lugar onde Deus se manifesta, onde Deus se revela, e onde ele revela sua vontade e seus planos. · Moriá significa: “Colocar Deus em primeiro lugar”.

No momento exato da morte de Jesus, o véu do templo se rasgou de alto a baixo. Mas por que o rompimento de uma “simples” cortina é tão importante? Neste livro vamos entender, a partir das Escrituras, a função do véu no templo e a simbologia que se manteve viva até a morte Daquele que nos deu livre acesso ao Pai.

Conforme o explicado em Levítico 16, esse sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos do templo uma vez por ano para oferecer um sacrifício especial pelos pecados de todo o povo.

Embora os pátios desses templos fossem usados como locais de reunião geral e cerimônias públicas, sempre havia salas internas nas quais apenas sacerdotes consagrados podiam entrar e nas quais se dizia manifestar-se a presença divina.

Átrios: apresentam paredes relativamente delgadas e funcionam como câmaras receptoras de sangue. O átrio esquerdo recebe o sangue proveniente do pulmão, enquanto o direito recebe o que vem de outras partes do corpo, com exceção do pulmão. Dessas cavidades o sangue segue para os ventrículos.