Qual era o propósito do Tabernáculo?

Perguntado por: dramires . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

O tabernáculo era um lugar sagrado para os filhos de Israel, assim como o templo é um lugar sagrado para nós atualmente. Esse tabernáculo destinava-se a ser portátil porque os filhos de Israel mudavam-se freqüentemente enquanto estavam no deserto.

Dentro do átrio do Tabernáculo ficava o santuário propriamente dito, isto é, a tenda que continha o Santo Lugar e o Santo dos Santos, que era o lugar mais íntimo onde estava a Arca da Aliança. Apenas o sumo sacerdote tinha permissão de entrar no Santo dos Santos uma vez por ano.

No Templo de Salomão é possível conhecer uma réplica do Tabernáculo de Moisés, local onde eram realizadas cerimônias de adoração e sacrifícios. A tenda era procurada para perdão de pecados e gratidão; em ambos os casos, o sacrifício era necessário.

Por meio do Profeta Moisés, o Senhor ordenou aos filhos de Israel que edificassem um tabernáculo que seria um santuário onde o Senhor poderia habitar entre Seu povo. Ele deu instruções detalhadas para a construção de cada item de mobília do tabernáculo (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Tabernáculo”).

A Arca fazia parte do conjunto do Tabernáculo, com outras tantas especificações. Ela ficaria repousada sobre um altar também de madeira coberto de ouro, com uma coroa de ouro ao redor.

Os Dez mandamentos eram mantidos em uma arca que, além de proteger as placas dos Dez Mandamentos, simbolizava a importância do acordo selado entre Javé e o povo hebreu. Protegendo um cânon sagrado dos hebreus, a chamada Arca da Aliança tornou-se uma das mais preciosas relíquias das religiões judaico-cristãs.

Ou «tabernáculo» é o pequeno recinto, à semelhança de caixa ou armário, onde se guarda a Eucaristia depois da celebração, para que possa ser levada aos doentes ou dela possam comungar, fora da Missa, os que não puderam participar nela. A palavra «sacrário» indica que é o lugar onde se «guarda o sagrado».

Nadabe e Abiú morrem após desrespeitarem as ordens no tabernáculo - A Bíblia.

Bogotai morre ao entrar no tabernáculo para matar Finéias - RecordTV - R7 A Terra Prometida.

Entre os hebreus, o castiçal de sete braços tem o nome de. Para alguns escritores judeus, o menorah simboliza o movimento do universo com o sol ao centro e os seus planetas a rodeá-lo, sendo ao mesmo tempo a luz de Deus e nesse contexto utilizada como decoração nas sinagogas e nos túmulos funerários.

Atualmente, no entanto, um tabernáculo costuma significar o local onde são guardados os objetos que são típicos dos rituais eucarísticos (as hóstias sagradas, por exemplo), numa espécie de cofre que é colocado no altar das igrejas.

A destruição total do templo fora predita por nosso Senhor enquanto ainda vivia na carne (ver Mateus 24:1–2; Marcos 13:1–2; Lucas 21:6). No ano 70 d.C., o templo foi completamente destruído pelo fogo por ocasião da invasão de Jerusalém pelos romanos sob as ordens de Tito.

Os carros e bois seriam usados pelos levitas no transporte do tabernáculo e seus utensílios: A tribo dos levitas se dividia em três famílias, os descendentes de Gérson, Merari e Coate.

O último registro da arca foi feito há 2 mil e 600 anos atrás.

Ela guardava os principais símbolos da aliança entre Deus e o povo de Israel no Sinai: os Dez Mandamentos escritos em duas tábuas, a vara de Arão e um vaso de maná (substância provida milagrosamente por Deus que serviu como principal alimento dos israelitas durante a peregrinação no deserto).

Deus disse que o bordão do homem escolhido floresceria. é claro que isso seria um milagre e um sinal de deus, mostrando qual tribo foi selecionada para representar o povo na presença dele. Moisés voltou no dia seguinte e achou onze bordões normais.