Quais atividades de lazer de antigamente?

Perguntado por: treal6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias.

As gerações dos anos 1950 e 1960 brincavam muito na rua. Com brincadeiras que são conhecidas até os dias de hoje, como “Esconde-Esconde” (ou Pique-Esconde); “Amarelinha”; “Passa-Anel”; “Taco” e “Adivinhação”. As meninas tinham também bonecas de pano e se divertiam muito com elas.

Dumazedier (1980) distingue cinco categorias de acordo com o conteúdo das atividades de lazer assim descritas pelos seus interesses: físicos, artísticos, intelectuais, práticos/manuais e sociais.

Para relembrar a infância e fazer um passeio pela história, listamos a origem de 6 brincadeiras populares:

  • Cabra-cega. Cuidado com a mão boba. ...
  • Cara ou coroa. Quando: aproximadamente 300 a.C. ...
  • Joquempô Quando: entre 206 a.C. e 220 d.C. ...
  • Par ou ímpar. Quando: aproximadamente 200 a.C. ...
  • Jogo da Velha. Quando: 1 a.C. ...
  • Amarelinha.

Os jogadores deviam respeitar um espaço de 120 metros por 180 metros marcados por balizas de madeira nas extremidades. As equipes tinham entre 25 a 30 integrantes cada. Claramente, o objetivo do jogo era fazer a bola atravessar a trave do adversário.

As vias e praças escolhidas eram fechadas com cavaletes aos domingos, e o asfalto onde circulavam carros passava a ser um espaço ocupado por crianças e adolescentes com “carrinhos de rolimã, skate, bicicleta e bolas” como descrevia a matéria do Estado de 29 de maio de 1976.

Antigamente, as formas de lazer eram mais ligadas às práticas como jogos de tabuleiro, brincadeiras ao ar livre, atividades físicas, como jogar bola, ir ao cinema, passeios, etc.

Amarelinha, brincadeiras de roda, pega-pega, esconde-esconde, pião, cinco marias, bolinha de gude e elástico são alguns dos exemplos. Quer lembrar algumas dessas brincadeiras com a gente?

Por volta de 1920 e 1930, as crianças adoravam, por exemplo, brincar na rua, principalmente de assustar os outros. Os meninos eram os donos das cenas de terror. “Eles pegavam um mamão verde, tiravam a polpa, faziam olhos, boca e colocavam uma vela acesa dentro.

Antigamente, era preciso pouco para brincar. Os brinquedos, construídos pelas crianças, pais ou avós, eram feitos com o que estava à mão: de uma bolota um porco, de um bugalho uma panela, das canas apitos, reque-reques ou cartaxinhos imitando o som dos pássaros.

Carrinho de rolimã, pião, Corre Cotia: uma lista para relembrar as brincadeiras que reuniam a molecada da vizinhança e eram fonte de diversão por horas. O tempo não para. As coisas mudam, velhos costumes são esquecidos e velhas brincadeiras se tornam apenas gostosas lembranças de uma infância feliz.

Um dos conceitos de lazer pode ser o de se praticar alguma atividade prazerosa durante um determinado tempo do dia. Essas atividades podem ser desde ler um livro, ver TV, ouvir uma música, até dançar, fazer um cooper, jogar boliche, tênis… O importante é que se pratique uma atividade de lazer ao, dia.

Como diz Dumazedier (1976), o lazer tem caráter liberatório (liberdade de escolha), desinteressado (sem fins lucrativos), hedonístico (procura pelo prazer) e pessoal (libertação da rotina).

Estas funções do lazer também são conhecidas por 3ds (descanso, divertimento e desenvolvimento).

Estas atividades são prazerosas para os usuários, pois estimulam a convivência grupal e a socialização, prevenindo e determinando o isolamento social. Como modalidades desenvolvidas são variadas, um exemplo: jogos de mesa (dama e dominó), futebol, vôlei, atletismo, dentre outros.

Assistir televisão continua sendo a atividade preferida e foi escolhida por 85% dos entrevistados. Em seguida aparecem escutar música ou rádio (52%), descansar (51%) e reunir-se com amigos e a família (44%).